Consciência para preservação de recursos hídricos motiva a criação de leis para aproveitamento de águas pluviais; Postos de Combustíveis é um dos comércios envolvidos

O aproveitamento de águas pluviais é uma maneira já conhecida para a preservação de recursos naturais e redução dos gastos com água. Acompanhando algumas expectativas da sociedade, o poder público começa a incentivar a prática do aproveitamento de águas das chuvas, inclusive com a criação de leis, sendo algumas delas específicas para postos de serviços.

Em 2010, o Poder Executivo aprovou o projeto de lei 134/09, escrito pela vereadora Aline Mariano (PSDB), que impõe aos Postos de Combustíveis de Recife a instalação de captadores de água da chuva para lavagem de veículos e outras atividades que não demandam a utilização de água potável.

A autora da lei disse que a preservação da água deve ser uma preocupação constante de todos, pois é um dos bens mais importantes do planeta. “Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões. Os problemas de abastecimento estão diretamente relacionados ao crescimento da demanda, ao desperdício e à urbanização descontrolada. Este projeto tem como objetivo captar água da chuva, bem como reaproveitá-la depois de ser usada, evitando, dessa forma, o desperdício,” informou a autora.

Essa não é a única lei relacionada ao aproveitamento de águas pluviais. Outros estados brasileiros também têm implantado regras para que a captação, tratamento e aproveitamento dessa fonte alternativa sejam realizados, que não se limitam somente aos postos de serviços.

A Zeppini Ecoflex, empresa líder no desenvolvimento e comercialização de soluções para proteção ambiental em postos de serviços, apresentou o sistema Pluvi em 2009, um equipamento que permite o aproveitamento de águas pluviais nas atividades diárias dos postos de combustíveis.

O equipamento realiza três etapas de tratamento, que incluem gradeamento, filtragem, para remover até os menores resíduos sólidos, e cloração, para eliminar germes e bactérias presentes na água, antes de disponibilizá-la para uso em atividades como lavagem de carros, de pista e áreas comuns, rega de áreas verdes, descarga em sanitários, entre outras.

O sistema Pluvi, da Hydro Z, é de fácil integração e muito simples de ser aplicado em construções novas ou já existentes. O Pluvi também dispensa a necessidade constate de limpeza e todo o processo ocorre automaticamente, não sendo necessário um operador para que o sistema funcione.

Confira a entrevista com o Sr. Carlos Alberto do posto D. Pedro, um dos usuários do sistema Pluvi: www.youtube.com/watch?v=-5NcZ2agVm8&list=UU2 WKwSJisQk6PtmTf09p1A&index=3

Essa solução já está sendo utilizada em todos os estados brasileiros e em muitos dos mais de 80 países onde a empresa está presente. Para mais informações sobre o Pluvi, entre em contato com a equipe Zeppini Ecoflex.

Deixe seu comentário