Durante o início de 2013, o S-10 chegou definitivamente ao mercado.
Confira o guia da Zeppini Ecoflex com as principais informações sobre esse combustível e acabe com suas dúvidas.
O que é o Diesel S-10?
O Diesel S-10 é um combustível da última geração com baixo teor de enxofre em sua mistura, apenas 10ppm (partículas por milhão) de sua composição.
A implementação desse combustível é parte do programa Proncove7 (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores), que teve início em 2008, e tem como objetivo reduzir a emissão de poluentes. O programa começou com o B5, que continha 5% de Biodiesel, depois, em janeiro de 2012, foi a vez do S-50 entrar em circulação, e esse ano, o S-10 chegou ao mercado para substituir o S-50.
O que muda no Posto de Combustível?
Uma importante mudança está nos equipamentos utilizados, que devem ser adequados para trabalhar com esse combustível.
Um dos principais componentes a ser observado na instalação está na linha de tubulação, os Terminais Eletrosoldáveis, que devem ser obrigatoriamente produzidos em aço inoxidável, para que o combustível tenha suas propriedades preservadas.
Outros componentes da instalação, como o Dispositivo de Descarga Selada, os Tubos Metálicos Flexíveis, o Filtro de Linha, entre outros, que estão em contato direto com o combustível, também devem ser produzidos em aço inoxidável, pois produtos fabricados em outros materiais, como por exemplo, o Latão, alteram as características do combustível, além de ter suas vidas uteis consideravelmente reduzidas.
Quais cuidados devem ser tomados?
O novo diesel é mais sensível às alterações e necessita de alguns cuidados para que suas propriedades sejam mantidas. É importante que o contato com outro tipo de diesel, gasolina, ou água seja mínimo, pois esses irão alterar a especificação do produto.
Também, cuidados especiais devem ser tomados com as ferramentas de amostragem, de forma a não alterar as características do combustível na hora de avaliação. E apesar do combustível não possuir validade, é recomendado que os estoques não sejam mantidos por períodos superiores a 30 dias, e que o controle do combustível seja realizado periodicamente para detectar qualquer tipo de alteração.
Quais os benefícios do Diesel S-10?
O novo Diesel oferece uma série de benefícios: o principal deles é a redução considerável nas emissões de poluentes. Além disso, os usuários dos veículos também terão uma série de benefícios, como: a redução do consumo de combustível e necessidade de troca de lubrificantes, melhoria da partida a frio, entre outros.
O novo combustível demonstra os avanços do Brasil na área dos biocombustíveis, onde é perceptível a força de todos os envolvidos na implementação para que o combustível seja disponibilizado ao consumidor com segurança, desde os fabricantes de equipamentos, produtores, responsáveis pelo transporte e postos distribuidores.
A Zeppini Ecoflex, empresa brasileira líder na fabricação de equipamentos de proteção ambiental para Postos de Serviços, oferece uma linha completa de produtos em aço inoxidável adequada para o uso com biocombustíveis, incluindo o S-10.
Caso tenha mais dúvida sobre o Diesel S-10, entre em contato com a equipe Zeppini Ecoflex.
Confira mais detalhes sobre os equipamentos Zeppini Ecoflex produzidos em aço inoxidável, que são necessários para o uso com o S-10 e outros biocombustíveis:
http://zeppini.com.br/zeppini/2013/01/22/zeppini-ecoflex-comeca-a-comercializar-internacionalmente-produtos-em-aco-inoxidavel/