As empresas do Grupo Zeppini, incluindo a Zeppini Ecoflex, receberam na semana passada o Certificado de Responsabilidade Social, concedido pela empresa Sodiprom – Centro de Formação de Aprendizes de Diadema –, como reconhecimento por ter aprendizes no seu quadro de colaboradores.

Há mais de 40 anos, com apoio do Rotary Clube, a Sodiprom se dedica à qualificação profissional dos jovens do município, capacitando-os para o mercado de trabalho. Um dos principais objetivos do programa é tornar o aprendiz em um profissional de destaque para o mercado. A cada semestre, 256 adolescentes recebem atendimento e capacitação para desenvolvimento pessoal e profissional. Atualmente, aproximadamente 100 empresas da região têm parceria com o Centro.

“É muito gratificante dar oportunidade para esses jovens, ficamos felizes em ver que alguns deles começaram suas carreiras no Grupo Zeppini em 2009, e até hoje seguem conosco já como profissionais. Esperamos poder ampliar nosso programa e continuar contribuindo com o crescimento profissional deles”, disse Paulo Rogério Fernandez, Diretor Executivo do Grupo Zeppini.

Buscando contribuir com o desenvolvimento social e inserção desses jovens no ambiente profissional, o Grupo Zeppini implementou em 2009 o Programa Jovem Aprendiz, que desde então já contratou mais de 50 aprendizes. Os jovens profissionais têm a oportunidade de se desenvolverem, trabalhando diretamente com atividades na área que desejam atuar, como por exemplo: TI, Comércio Exterior, RH, Vendas, entre outros. Após o término do período de contrato do programa, a empresa prioriza a efetivação do funcionário.

“Independente da trajetória, conosco ou não, o importante é que todos que por aqui passam encontram sua primeira oportunidade. Sem dúvida, eles fazem parte da nossa história e nós vamos fazer parte na deles também”, completou Paulo Rogério Fernandez.


Edição desse mês da PetrolWorld, maior revista do segmento de Postos de Serviços do mundo, traz a história e os planos para o futuro da empresa

Uma estrela em ascensão – foi assim que a PetrolWorld, maior veículo de comunicação do segmento de Postos de Serviços, descreveu a Zeppini Ecoflex. A primeira edição de 2013 da revista, distribuída no mês de Março, divulgou a matéria de três páginas – A Rising Star (Uma Estrela em Ascensão) –, detalhando a história e perspectivas de futuro da empresa.

Para iniciar a matéria, o editor comentou brevemente que, enquanto economias mundiais como os Estados Unidos e a Europa enfrentam dificuldades, outras economias, bem como a Brasileira, crescem solidamente com base em “trabalho duro, inteligência e habilidade”. Finalizando, a Zeppini Ecoflex foi citada como um exemplo de empresa que apresenta crescimento constante baseado nesses pilares.

Em seguida, foi feita uma narrativa da história do Grupo Zeppini, que começou as suas atividades em 1950, com a Fundição Estrela, e que até hoje faz parte do Grupo. A empresa produzia componentes de alumínio e cobre, materiais muito comumente utilizados no segmento de Postos de Combustíveis no passado.

Com o aumento da demanda do segmento de revenda de combustíveis, a Zeppini foi criada em 1984 para atender diretamente esse mercado. E no final do século passado, quando o Brasil passou por mudanças nos padrões de qualidade, para tornar as instalações dos Postos de Combustíveis mais seguras, a Zeppini começou a desenvolver novos componentes para atender as novas regulamentações. O novo padrão brasileiro havia sido definido com base em normas internacionais, e esse fator contribuiu para que a Zeppini, hoje presente em mais de 80 países, iniciasse suas atividades no mercado internacional.

A matéria seguiu detalhando fatos relevantes, como constante e sólido processo de internacionalização da empresa, a experiência em biocombustíveis, e o pioneirismo e constante foco em inovação com o desenvolvimento de novos equipamentos, como: o Sistema Separador de água e óleo, Sistema de aproveitamento de águas pluviais, Equipamentos para tratamento sanitário, e soluções em iluminação LED, recentemente adicionadas à linha de produtos da empresa.

Outro momento importante da história da Zeppini aconteceu em 2008: a aquisição da empresa Ecoflex, segunda maior fabricante de equipamentos para Postos no Brasil, que agregou experiência, novos produtos ao portfólio e o novo nome “Zeppini Ecoflex”, e permitiu que fosse possível atender de forma mais dinâmica o mercado global.

A matéria foi finalizada citando o trabalho das empresas do Grupo Zeppini nas mídias sociais, que começou em 2006, quando as empresas ainda não tinham certeza se deveriam ou não investir nas redes sociais como meios de comunicação com seus públicos. Hoje, o Grupo conta com mais de 20 canais online, sendo que desses, oito são dedicados à Zeppini Ecoflex. A PetrolWorld menciona que o pioneirismo nessa atividade mostra a abordagem inovadora da Zeppini Ecoflex.

Leia a matéria completa da revista PetrolWorld e conheça mais sobre a história e o futuro da Zeppini Ecoflex, em: www.zeppini.com.br/divulga/petrolworld.pdf


Consciência para preservação de recursos hídricos motiva a criação de leis para aproveitamento de águas pluviais; Postos de Combustíveis é um dos comércios envolvidos

O aproveitamento de águas pluviais é uma maneira já conhecida para a preservação de recursos naturais e redução dos gastos com água. Acompanhando algumas expectativas da sociedade, o poder público começa a incentivar a prática do aproveitamento de águas das chuvas, inclusive com a criação de leis, sendo algumas delas específicas para postos de serviços.

Em 2010, o Poder Executivo aprovou o projeto de lei 134/09, escrito pela vereadora Aline Mariano (PSDB), que impõe aos Postos de Combustíveis de Recife a instalação de captadores de água da chuva para lavagem de veículos e outras atividades que não demandam a utilização de água potável.

A autora da lei disse que a preservação da água deve ser uma preocupação constante de todos, pois é um dos bens mais importantes do planeta. “Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões. Os problemas de abastecimento estão diretamente relacionados ao crescimento da demanda, ao desperdício e à urbanização descontrolada. Este projeto tem como objetivo captar água da chuva, bem como reaproveitá-la depois de ser usada, evitando, dessa forma, o desperdício,” informou a autora.

Essa não é a única lei relacionada ao aproveitamento de águas pluviais. Outros estados brasileiros também têm implantado regras para que a captação, tratamento e aproveitamento dessa fonte alternativa sejam realizados, que não se limitam somente aos postos de serviços.

A Zeppini Ecoflex, empresa líder no desenvolvimento e comercialização de soluções para proteção ambiental em postos de serviços, apresentou o sistema Pluvi em 2009, um equipamento que permite o aproveitamento de águas pluviais nas atividades diárias dos postos de combustíveis.

O equipamento realiza três etapas de tratamento, que incluem gradeamento, filtragem, para remover até os menores resíduos sólidos, e cloração, para eliminar germes e bactérias presentes na água, antes de disponibilizá-la para uso em atividades como lavagem de carros, de pista e áreas comuns, rega de áreas verdes, descarga em sanitários, entre outras.

O sistema Pluvi, da Hydro Z, é de fácil integração e muito simples de ser aplicado em construções novas ou já existentes. O Pluvi também dispensa a necessidade constate de limpeza e todo o processo ocorre automaticamente, não sendo necessário um operador para que o sistema funcione.

Confira a entrevista com o Sr. Carlos Alberto do posto D. Pedro, um dos usuários do sistema Pluvi: www.youtube.com/watch?v=-5NcZ2agVm8&list=UU2 WKwSJisQk6PtmTf09p1A&index=3

Essa solução já está sendo utilizada em todos os estados brasileiros e em muitos dos mais de 80 países onde a empresa está presente. Para mais informações sobre o Pluvi, entre em contato com a equipe Zeppini Ecoflex.