O veículo BN Americas divulgou no último dia 25 de Abril a notícia “Over 40mn people without water in Brazil (Mais de 40 milhões de pessoas sem água no Brasil)” e a entrevista com Gilson Queiroz, Presidente da Funasa, sobre o aumento do número de pessoas no Brasil que não tem acesso à água potável.

A notícia destacou que aproximadamente 30% da população de áreas rurais (21 milhões de pessoas) e 90% da população urbana (pouco mais de 19 milhões de pessoas) não tem nenhum acesso à água tratada, totalizando mais de 40 milhões sem acesso à água potável. As regiões que mais sofrem com a escassez no país são: nordeste, devido a distância das principais fontes de água, e a região amazônica, pela baixa qualidade da água.

Outro ponto preocupante, informado por Gilson Queiroz, foi a disponibilidade de rede pública de coleta e tratamento de esgotos. Em áreas urbanas, apenas 46% da população conta com rede de coleta, e em áreas rurais, os números são ainda piores, chegando a apenas 38% da população, segundo dados da ONG Instituto Trata Brasil.

Desenvolvedora de soluções para consumo consciente de água, a Zeppini Ecoflex disponibiliza equipamentos diretamente relacionados aos pontos levantados por Gilson Queiroz na entrevista. Para tratamento sanitário, está disponível o Biorreator, um sistema fossa séptica + filtro anaeróbio dispostos em único equipamento, que entre os principais diferenciais, estão: a qualidade proporcionada no tratamento e a fácil instalação e manutenção, por se tratar de um equipamento modular.

Também para tratamento sanitário, está disponível a Estação de Tratamento de Esgotos, para populações de 50 a 800 pessoas, que realiza o tratamento do efluente e oferece a mesma praticidade citada anteriormente.

Além do sistema para tratamento sanitário, que realiza o tratamento com alto nível de eficiência e contribuem para a melhoria da higiene e saúde pública em geral, a Zeppini Ecoflex disponibiliza o Sistema Pluvi, que permite aproveitamento de água da chuva em atividades do dia a dia, após três etapas de tratamento, que inclui: gradeamento, filtragem e desinfecção. O equipamento é totalmente plug&play, permitindo fácil instalação.

Para mais detalhes sobre essas e outras soluções para tratamento e consumo consciente de água, acesse o site da Zeppini Ecoflex.


O LEED – Leadership in Energy and Environmental Design (“Liderança em Energia e Design Ambiental”) é uma certificação internacional para construções, que tem como objetivo incentivar os projetos, obras e operações das construções a atuarem com foco na sustentabilidade.

Utilizada em mais de 140 países, essa certificação proporciona grandes benefícios, como: diminuição de custos da operação, redução do consumo de água e energia, valorização do imóvel, modernização da edificação, conscientização de trabalhadores e usuários, incentivo a fornecedores, aumento do bem estar, uso racional de recursos, entre outros.

A LEED está dividida em oito grupos: Novas Construções e Grandes Reformas, Construções Existentes – Operação e Manutenção, Interiores Comerciais, Envoltória e Estrutura Principal, Lojas de Varejo, Escolas, Desenvolvimento de Bairros, e Hospitais.. Cada uma dessas categorias conta com critérios próprios para atender de forma flexível os diferentes tipos de construções e negócios que desejam se certificar.

Ao todo, serão avaliados aspectos relacionados aos sete critérios: Espaço Sustentável; Eficiência do Uso da Água, que busca o uso racional e redução do consumo de água; Energia e Atmosfera, que procura a redução do consumo de energia; Materiais e Recursos; Qualidade Ambiental Interna; Inovação e Processos; e Créditos de Prioridade Regional, que trata de questões ambientais, sociais e econômicas definidas como prioridade por cada país.

Diversas características relacionadas aos critérios são avaliadas, como por exemplo: redução do uso de carros durante a construção, utilização de janelas que facilitam a iluminação natural, uso de águas pluviais e reaproveitamento de água, coleta seletiva, utilização de materiais de baixo impacto ambiental, redução do consumo de energia, tratamento de efluentes, entre outras.

Durante a avaliação, o sistema atribui pontos de acordo com as características do empreendimento, e ao término da construção, é determinado qual o nível de certificação: Silver, Gold ou Platinum.

A Zeppini Ecoflex disponibiliza diversos equipamentos que, além de proporcionarem proteção ambiental através do tratamento adequado de efluentes e economia com o reúso de água, também ajudam na obtenção pontos para a conquista do Certificado Internacional LEED. Entre essas soluções, estão: a Estação de Tratamento de Esgotos; o Oil-less, sistema separador de água e óleo; o Biorreator, sistema Fossa séptica + Filtro Anaeróbio; o Sistema Pluvi, para aproveitamento de águas pluviais; entre outros.

Além de equipamentos que auxiliam a obtenção da certificação LEED, a Zeppini Ecoflex também conta com profissionais treinados para oferecer suporte e auxílio aos clientes sobre os aspectos necessários para obtenção da certificação LEED.


Equipamento começa a ser utilizado em mais um país da América Latina

O Sistema Pluvi, equipamento para captação e aproveitamento de águas pluviais, oferecido pela Zeppini Ecoflex, chega a um novo país na América Latina: Uruguai. Um representante da empresa no país adquiriu o equipamento para o aproveitamento da água da chuva em atividades que não necessitam de água potável.

O sistema permite armazenamento, filtragem, e desinfecção da água das chuvas, garantindo que a água esteja em qualidade adequada para o uso em diversas aplicações no dia a dia após o tratamento. Por ser um equipamento Plug & Play, com fácil instalação e limpeza, pode ser facilmente aplicado em construções novas ou já existentes.

Por ser uma solução econômica, que proporciona grande redução no consumo de água potável, o Pluvi tem sido muito utilizado em todo o mundo. O sistema começou sua comercialização internacional no ano de 2011, quando as primeiras unidades foram vendidas para a Malásia. Clique aqui e confira a matéria completa.

No mês passado, a Zeppini Ecoflex também publicou no seu blog uma matéria sobre os Estados Brasileiros que aprovaram leis que obrigam estabelecimentos a utilizarem água pluvial em atividades diárias. Confira a matéria completa aqui.

“A conscientização sobre o consumo racional de água já é uma realidade em todo o mundo. Diversos países receberam muito bem a solução da Zeppini Ecoflex por ser muito prática, e proporcionar grande economia”, afirmou Paulo Rogério Fernandez, Diretor Executivo do Grupo Zeppini.

Para mais informações sobre este equipamento, entre em contato com a equipe de vendas Zeppini Ecoflex.


Há quatro anos, a BR Distribuidora em conjunto com a Zeppini Ecoflex inaugurava o Eletroposto

Há quatro anos, no dia 10 de Junho de 2009, a BR Distribuidora inaugurava no Rio de Janeiro o primeiro Eletroposto das Américas, um ponto de recarga formal, instalado em um Posto de Serviço, que utiliza energia gerada por painéis solares fotovoltaicos para abastecer veículos elétricos e híbridos da região.

A instalação foi realizada em parceria com a Zeppini Ecoflex, que além de apresentar o conceito, também forneceu os painéis fotovoltaicos, inversores, e demais acessórios e equipamentos utilizados na instalação. O Eletroposto, instalado na Barra da Tijuca, é composto por 28 painéis utilizados para captar a luz solar e a transformar em energia, disponibilizando-a diretamente para o abastecimento dos veículos elétricos.

Além do ponto de recarga rápida para a frota de aproximadamente 300 veículos elétricos do Estado, o Eletroposto também disponibiliza um conjunto de baterias carregadas de substituição rápida para scooters elétricas. Os proprietários das scooters precisam somente remover as baterias descarregadas e substituí-las por um conjunto carregado disponível no posto.

“O Eletroposto foi um projeto incrível e desafiador que tivemos o prazer de desenvolver em conjunto com a Petrobrás. Há quatro anos, conseguimos inovar, e mais uma vez, fizemos historia no mercado nacional e internacional de Postos de Combustíveis ”, afirmou Paulo Rogério Fernandez, Diretor Executivo do Grupo Zeppini.

A Zeppini Ecoflex também conta com uma estação solar, que gera energia limpa para o escritório e a indústria, e um ponto de recarga para veículos elétricos, em sua sede em São Bernardo do Campo. Clique aqui e confira.


Hoje, dia 05 de Junho de 2013, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido em 1972 pela Assembleia Geral das ONU, no dia da abertura da Conferência de Estocolmo. Este ano, o tema escolhido para as comemorações é “Pensar.Comer.Conservar – Diga não ao Desperdício”, e o país sede das comemorações é a Mongólia, que vem modificando a sua economia, tornando-a uma “Economia Verde”, e promovendo a consciência ambiental entre os jovens.

A campanha deste ano pretende conscientizar a população ao não desperdício de alimentos. Segundo a Organização da Agricultura e Alimentação das Nações Unidas, cerca de 1/3 do volume total de alimento produzido é desperdiçado, chegando à aproximadamente 1.3 bilhões de toneladas ao ano. Enquanto isso, atualmente, uma em cada sete pessoas vai dormir com fome, e mais de 20.000 crianças menores de 5 anos morrem diariamente de fome no mundo.

A produção global de alimentos ocupa 25% do terreno no mundo e é responsável por 70% do consumo de água doce, 80% do desmatamento e 30% das emissões de gases de efeito estufa. Consequentemente, a redução do desperdício de alimentos irá gerar economia de água, espaço e emissões.

O Dia Mundial do Ambiente é comemorado de diversas formas em todo o mundo: manifestações, festas temáticas, desfiles, concursos, ações relacionadas à plantação e reciclagem, entre outros. Este ano, vários países já cadastraram as suas atividades no website do evento.

Na África, na Universidade de Kinshasa, será ministrada pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) uma palestra sobre o impacto do desperdício de alimentos no meio ambiente. No Oriente Médio, na Universidade de Cabul localizada no Afeganistão, será realizado o workshop Desenvolvimento Sustentável, e os temas abordados serão: Gestão de Resíduos, Saneamento, Redução de CO² e de reciclagem. Em Portland, Oregon, nos Estados Unidos, uma série de eventos públicos serão realizados, como: exposição de pinturas e oficina ambiental. E no Brasil, o Ministério do Meio Ambiente elaborou um folheto para conscientizar as pessoas sobre os hábitos de consumo e também os 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

Em 2009, o evento teve o tema “Seu planeta precisa de você – União para combater as mudanças climáticas”; em 2010, foi “Muitas espécies, um planeta, um futuro”; em 2011, “Florestas – A natureza ao seu serviço”; e em 2012, “Economia verde”.

Diversas celebridades participaram da divulgação da data esse ano, incluindo a modelo brasileira Gisele Bundchen e os atores americanos Ian Sommerhalder e Don Cheadle.

Comemore esse dia e ajude a preservar o meio ambiente!

*Informações retiradas do site PNUMA e UNEP