Os proprietários de postos de combustíveis ainda operam com a dúvida se devem investir em um posto sustentável, e se preocupam como isso pode impactar a lucratividade de seu negócio.

De acordo com o Diretor Executivo da Zeppini Ecoflex, Paulo Rogério Fernandez, essas preocupações ainda estão ligadas ao conceito de que soluções sustentáveis são economicamente inviáveis ou de difícil aplicação, o que não é verdade. “Durante o desenvolvimento dos produtos Zeppini Ecoflex, diversos fatores como retorno do investimento do usuário e praticidade de aplicação são profundamente estudados e considerados de forma a oferecer uma solução adequada”, afirma Fernandez.

A Zeppini Ecoflex disponibiliza um conjunto de soluções que permitem não somente que o posto de combustíveis aplique soluções relacionadas a sustentabilidade, como também tornem a operação muito mais competitiva.

Uso de fontes alternativas:
Um dos exemplos, é o Sistema Pluvi para aproveitamento de águas pluviais. O equipamento proporciona 3 etapas de tratamento para água que será utilizada e proporciona até 90% de redução no consumo, com retorno do investimento estimado de aproximadamente 1 ano.

Com esse sistema, a água da chuva pode ser captada e utilizada em lavagem de veículos, rega de jardins, sanitários, limpeza da loja de conveniências, entre outras atividades, proporcionando assim uma grande redução no volume de recursos consumidos da rede pública.

Reúso de água:
Outra solução que pode ser aplicada é o mais recente lançamento da Zeppini Ecoflex, o Ampere. Equipamento que permite a reutilização da água em ambientes de lavagem automotiva que conta com importantes diferenciais como, por exemplo, a premissa de não adicionar produtos químicos ao processo de tratamento.

Além disso, o Ampere também conta com processador e software de autogestão, que possibilita que todo o processo de tratamento e limpeza ocorram automaticamente, sem a necessidade da presença de um operador para seu perfeito funcionamento.

O custo para 1000 litros de água tratada pelo equipamento é de aproximadamente R$1,50, com uma variação de acordo com o custo da água no local onde a solução será utilizada.

Tratamento de Efluentes:
A Zeppini Ecoflex disponibiliza um conjunto de equipamentos para tratamento de efluentes oleosos, como Caixas Separadoras de Água e Óleo, Soluções para tratamento de efluentes sanitários, equipamento para tratamento de efluentes gordurosos, utilizado em lojas de conveniência, entre outros. Permitindo que através de suas soluções o ciclo para consumo de água ocorra de forma racional, com a utilização de fontes alternativas, reúso e tratamento de água após o uso.

Iluminação:
Outra solução Zeppini Ecoflex permite que o Posto de Combustíveis realize o consumo consciente de energia, a luminária L.E.D ZPL-400 que é fácil de ser integrada e proporciona uma redução de até 80% nos gastos com iluminação do local.

Com alto desempenho a Luminária ZPL-400 tem a mesma capacidade de iluminação de uma luminária de 400w de vapor metálico e proporciona maior nível de realismo de cores e qualidade de iluminação no local onde será utilizada.

Posto Ecológico 2.0:
Para estimular as diversas iniciativas sustentáveis que o posto de combustíveis pode aderir em sua operação, a Zeppini Ecoflex criou o Posto Ecológico 2.0, com vídeos explicativos que mostram mais detalhes sobre as tecnologias disponíveis.

Para visitar o Posto Ecológico 2.0 acesse: http://www.youtube.com/watch?v=rB4Uj_lPrng&list=PLV-iGAQHTmPlZyAizgmiRA5CbEt5nOmQh

E se desejar mais informações dos produtos e conceitos apresentados, conte com o suporte da equipe Zeppini Ecoflex.


O consumo consciente de água tem se tornado uma importante preocupação ao redor do mundo devido a escassez desse recurso tão precioso.

De acordo com informações do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em média 1.500 km³ de água são desperdiçados por ano no mundo, enquanto 80% do volume consumido não recebe o tratamento adequado antes de chegar ao consumidor. Informações preocupantes se considerado que dos 1,4 bilhões de km³ de água do planeta, apenas 0,3% está disponível para consumo.

A situação ainda pode ficar muito pior. Segundo alguns relatórios divulgados pela ONU, se o padrão de consumo não mudar, em 2025, 1,8 bilhão de pessoas viverão em países ou regiões com absoluta escassez de água.

Com o objetivo de contribuir com a conscientização e minimizar esses índices, a equipe da Zeppini Ecoflex selecionou algumas dicas para combater o desperdício:

– Certifique-se que válvulas de sanitários, pias e chuveiros estão reguladas. A manutenção destas é a melhor forma de evitar desperdícios. Se houver sinal de vazamentos, procure a assistência técnica rapidamente.

– Utilize arejador em torneiras de cozinha. 15 minutos com a torneira aberta para lavagem da louça consome por volta de 243 litros de água, com o uso de um arejador é possível reduzir até metade desse volume.

– Certifique-se que as torneiras estejam sempre bem fechadas. Um filete de água que escorre quando não fechamos a torneira de forma correta, consome cerca de 6.500 litros/mês.

– Realize a manutenção nas torneiras periodicamente. O gotejamento lento consome em torno de 400 litros/mês, enquanto o gotejamento rápido consome em média, 1.000 litros/mês.

– Use um regador para molhar as plantas. Molhá-las com a mangueira durante 10 minutos pode consumir cerca de 186 litros de água.

– Opte por usar a vassoura para limpar a calçada e o pátio de sua casa. Lavando com a mangueira, são consumidos em média 279 litros de água.

– Utilize fontes alternativas de água, como por exemplo, a água da chuva. Já existem diversas soluções no mercado que permitem o aproveitamento com qualidade desse recurso e proporcionam grande redução do consumo de água servida pela rede.

O sistema Pluvi, da Zeppini Ecoflex, é um exemplo de solução para aproveitamento de águas pluviais em atividades do dia a dia. O equipamento realiza três etapas de tratamento para a água (Gradeamento, Filtragem e Cloração), antes de disponibilizá-la para uso em atividades como regas, descarga em sanitários, lavagem de áreas comuns, lavagem de veículos, entre outras, proporcionando economia que pode chegar até 80% do consumo.

Para mais informações sobre o Sistema Pluvi, consulte a equipe Zeppini Ecoflex.


O sistema de saneamento básico é composto por várias medidas fundamentais para a manutenção da saúde pública de uma região, e entre os principais desafios relacionados a este sistema está a coleta e tratamento de esgoto.

Segundo dados da ONU, metade da população dos países pobres ainda não tem acesso a saneamento básico, um problema que atinge cerca de 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo.

No Brasil, mais da metade dos municípios não controlam os serviços de abastecimento de água tratada e saneamento básico oferecidos à população, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Agências de Regulação (Abar).

Uma das soluções que pode contribuir de forma positiva com este problema é o tratamento de efluentes sanitários pontual, realizado no local onde o efluente é gerado antes de ser destinado de forma adequada.

A Zeppini Ecoflex, empresa que atua no desenvolvimento de equipamentos de proteção ambiental, oferece soluções para o tratamento de efluentes sanitários que contribuem para que o descarte do efluente ocorra de forma adequada.

Entre as soluções oferecidas pela empresa, está o Biorreator, um sistema 2 em 1 em que Fossa Séptica e Filtro Anaeróbio são disponibilizados em um único compartimento, o que garante mais praticidade durante sua instalação por não demandar preocupação com alinhamento entre as unidades para garantir a qualidade do tratamento.

Com capacidade de tratamento de 1m³ por dia, o Biorreator utiliza leito de contato sintético, um projeto desenvolvido pela Zeppini Ecoflex que proporciona maior eficiência e permite alto nível de desempenho com altos índices de redução de DBO e remoção de matéria orgânica.

A Zeppini Ecoflex oferece também a Estação de Tratamento de Esgotos desenvolvida para locais com maior demanda de tratamento para esse tipo de efluentes, como em condomínios horizontais e verticais, centros de conveniência, Mini-shoppings, entre outros.

A Estação oferecida pela empresa é completamente modular, permitindo fácil integração. E conta com uma unidade de tratamento, que permite realizar o tratamento do efluente com alto nível de eficiência, e uma unidade de reúso opcional, que permite reutilizar a água em regas, sanitários, lavagem de áreas comuns, entre outras.

Para os consumidores que desejem realizar o tratamento do efluente sanitário, a Zeppini Ecoflex disponibiliza uma equipe técnica de suporte que pode auxiliar a identificar a demanda, estudar o perfil de efluente a ser tratado, realizar o dimensionamento do produto e apresentar a solução mais adequada.

Para mais informações sobre as soluções para tratamento sanitário da Zeppini Ecoflex visite: www.zeppini.com.br