O sistema de saneamento básico é composto por várias medidas fundamentais para a manutenção da saúde pública de uma região, e entre os principais desafios relacionados a este sistema está a coleta e tratamento de esgoto.
Segundo dados da ONU, metade da população dos países pobres ainda não tem acesso a saneamento básico, um problema que atinge cerca de 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo.
No Brasil, mais da metade dos municípios não controlam os serviços de abastecimento de água tratada e saneamento básico oferecidos à população, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Agências de Regulação (Abar).
Uma das soluções que pode contribuir de forma positiva com este problema é o tratamento de efluentes sanitários pontual, realizado no local onde o efluente é gerado antes de ser destinado de forma adequada.
A Zeppini Ecoflex, empresa que atua no desenvolvimento de equipamentos de proteção ambiental, oferece soluções para o tratamento de efluentes sanitários que contribuem para que o descarte do efluente ocorra de forma adequada.
Entre as soluções oferecidas pela empresa, está o Biorreator, um sistema 2 em 1 em que Fossa Séptica e Filtro Anaeróbio são disponibilizados em um único compartimento, o que garante mais praticidade durante sua instalação por não demandar preocupação com alinhamento entre as unidades para garantir a qualidade do tratamento.
Com capacidade de tratamento de 1m³ por dia, o Biorreator utiliza leito de contato sintético, um projeto desenvolvido pela Zeppini Ecoflex que proporciona maior eficiência e permite alto nível de desempenho com altos índices de redução de DBO e remoção de matéria orgânica.
A Zeppini Ecoflex oferece também a Estação de Tratamento de Esgotos desenvolvida para locais com maior demanda de tratamento para esse tipo de efluentes, como em condomínios horizontais e verticais, centros de conveniência, Mini-shoppings, entre outros.
A Estação oferecida pela empresa é completamente modular, permitindo fácil integração. E conta com uma unidade de tratamento, que permite realizar o tratamento do efluente com alto nível de eficiência, e uma unidade de reúso opcional, que permite reutilizar a água em regas, sanitários, lavagem de áreas comuns, entre outras.
Para os consumidores que desejem realizar o tratamento do efluente sanitário, a Zeppini Ecoflex disponibiliza uma equipe técnica de suporte que pode auxiliar a identificar a demanda, estudar o perfil de efluente a ser tratado, realizar o dimensionamento do produto e apresentar a solução mais adequada.
Para mais informações sobre as soluções para tratamento sanitário da Zeppini Ecoflex visite: www.zeppini.com.br