Sistema Separador de Agua e Oleo ZP
A manutenção apropriada do Sistema Separador de Água e Óleo é fundamental para que o equipamento mantenha a eficiência de tratamento, além de sua operação de forma adequada. Para isso, a equipe Zeppini Ecoflex selecionou as principais etapas necessárias para realizar a manutenção desse sistema.

É importante observar que a necessidade de manutenção deve ocorrer dentro de uma periodicidade adequada. Cada empreendimento conta com volumes e características diferentes de efluentes, por isso, é recomendado que a manutenção do sistema ocorra semanalmente após a instalação, até que se encontre a periodicidade ideal.

O sistema completo da Zeppini Ecoflex conta com 4 módulos: Módulo Separador de Sólidos (Gradeador), Caixa Separadora de Água e Óleo, Módulo Medidor de Vazão com Coleta de Amostras e Módulo de Coleta de Óleo.

A manutenção se inicia com o Módulo Separador de Sólidos (Gradeador), que retém areia, pedra, folhas e outros sólidos maiores. Neste equipamento basta remover a tampa, retirar o cesto de manutenção e descartar seu conteúdo em um tambor apropriado para posterior destinação, de acordo com as normas vigentes.

Após a remoção, o cesto deve ser lavado dentro da área de canaletas coletoras, para que qualquer resíduo oleoso remanescente retorne para o Sistema Separador de Água e Óleo.

Já na Caixa Separadora de Água e Óleo, devemos remover os elementos coalescentes e realizar a lavagem também dentro da área das canaletas. Antes de inserirmos os elementos coalescentes no interior do equipamento, devemos remover qualquer sólido remanescente no fundo da Caixa Separadora de Água e Óleo.

O último módulo a ser observado é o Módulo de Coleta de Óleo. A manutenção deste também é muito simples, basta remover o óleo armazenado em seu interior e destinar em um reservatório específico para posterior descarte.

O Módulo Medidor de Vazão com Coleta de Amostras não demanda por limpeza como nos demais, porém, é importante realizar uma inspeção visual para se certificar de seu perfeito funcionamento.

Após a limpeza destes componentes, o sistema deve ser preenchido com água limpa e fechado com suas respectivas tampas e Câmaras de Calçada.

Confira o passo a passo com mais detalhes dos procedimentos no canal da Zeppini Ecoflex no YouTube: www.youtube.com/user/Zeppini

A Zeppini Ecoflex recomenda que os usuários façam o download do manual do produto no site da empresa. Nele, é possível verificar detalhadamente os detalhes de operação, instalação e manutenção para garantir seu perfeito funcionamento: www.zeppini.com.br/site/pt/suporte

Deixe seu comentário