Dicas Zeppini Ecoflex

Monitorar vazamentos em tanques de combustíveis é fundamental para garantir mais segurança ao armazenamento de derivados de petróleo e outros tipos de combustíveis, e também assegurar a devida proteção ao Meio Ambiente.

A atividade é exigida pela norma NBR 13784 que estabelece a obrigatoriedade da adoção de métodos para detecção de vazamentos em sistemas de armazenamento subterrâneos de combustíveis, evitando a contaminação de corpos d’água subterrâneos e superficiais, do solo ou do ar.

Este monitoramento ocorre em um espaço intersticial, posicionado entre a parede de Aço Carbono e a camada externa de PRFV do tanque de parede dupla, onde é necessário instalar um sensor eletrônico, que irá indicar caso ocorra comprometimento da parede interna do Tanque.

O sensor é ligado a uma central de controle que ativa um alarme quando existe a presença de líquidos no tubo de monitoramento, que atravessa o tanque metálico, ligando o interstício ao meio externo, e pelo qual o sensor é introduzido no equipamento.

Além disso, de acordo com a norma, o sensor deve ter características como por exemplo, garantir 95% de probabilidade de acertos nos alertas realizados; informar falhas no seu próprio sistema; ser compatível com o produto armazenado no tanque; ter memória suficiente para armazenar 25 eventos, como queda de energia e presença de líquido; possuir alarmes visuais e sonoros; não comprometer a estanqueidade do interstício; e ativar o alarme de presença de líquido com um nível máximo de 45mm de líquido dentro do tubo de monitoramento.

Os tanques Zeppini Ecoflex são certificados de acordo com a norma e contam com o espaço intersticial para monitoramento de vazamento.

Para mais informações sobre como realizar a atividade, entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: contato@zeppini.com.br

Deixe seu comentário