B10-2

No mês de março, entrou em vigor a Resolução CNPE 23/2017 que aprovou a adição de 10% de Biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final, uma das ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa no país.

Com essa alteração, o Posto de Serviços terá que tomar alguns cuidados, pois essa nova versão do Biodiesel pode absorver a umidade do ar, o que facilita a formação de resíduos e o acúmulo de água no combustível, principalmente, em regiões com temperaturas mais baixas ou com umidade mais alta.

Para minimizar esses efeitos, é importante realizar a limpeza do Tanque de Armazenamento antes da primeira descarga do B10 e posteriormente a cada dois anos, além da drenagem da água e resíduos semanalmente, utilizando bomba de drenagem.

Os Filtros para Óleo Diesel também precisam de uma atenção especial, pois os elementos filtrantes convencionais do equipamento não retêm água. A solução pode ser a troca por um elemento filtrante do modelo coalescente, sendo que nesse caso, a vida útil do elemento será reduzida por reter água e partículas.

Outra alternativa é a implementação de uma unidade de filtragem coalescente integrada ao filtro de partículas, sendo que o primeiro irá reter elementos sólidos e a borra enquanto o segundo filtro irá reter a água.

Com a mudança, a tendência é que os Filtros de Óleo Diesel passem a sair de fábrica já com unidade de filtragem de partículas e coalescente.

A Zeppini Ecoflex já disponibiliza no mercado soluções que estão adequadas ao B10. Caso tenha alguma dúvida sobre o tema, entre em contato nossa equipe pelo e-mail: contato@zeppini.com.br

Deixe seu comentário