O consumo consciente de água tem se tornado uma importante preocupação ao redor do mundo devido a escassez desse recurso tão precioso.

De acordo com informações do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em média 1.500 km³ de água são desperdiçados por ano no mundo, enquanto 80% do volume consumido não recebe o tratamento adequado antes de chegar ao consumidor. Informações preocupantes se considerado que dos 1,4 bilhões de km³ de água do planeta, apenas 0,3% está disponível para consumo.

A situação ainda pode ficar muito pior. Segundo alguns relatórios divulgados pela ONU, se o padrão de consumo não mudar, em 2025, 1,8 bilhão de pessoas viverão em países ou regiões com absoluta escassez de água.

Com o objetivo de contribuir com a conscientização e minimizar esses índices, a equipe da Zeppini Ecoflex selecionou algumas dicas para combater o desperdício:

– Certifique-se que válvulas de sanitários, pias e chuveiros estão reguladas. A manutenção destas é a melhor forma de evitar desperdícios. Se houver sinal de vazamentos, procure a assistência técnica rapidamente.

– Utilize arejador em torneiras de cozinha. 15 minutos com a torneira aberta para lavagem da louça consome por volta de 243 litros de água, com o uso de um arejador é possível reduzir até metade desse volume.

– Certifique-se que as torneiras estejam sempre bem fechadas. Um filete de água que escorre quando não fechamos a torneira de forma correta, consome cerca de 6.500 litros/mês.

– Realize a manutenção nas torneiras periodicamente. O gotejamento lento consome em torno de 400 litros/mês, enquanto o gotejamento rápido consome em média, 1.000 litros/mês.

– Use um regador para molhar as plantas. Molhá-las com a mangueira durante 10 minutos pode consumir cerca de 186 litros de água.

– Opte por usar a vassoura para limpar a calçada e o pátio de sua casa. Lavando com a mangueira, são consumidos em média 279 litros de água.

– Utilize fontes alternativas de água, como por exemplo, a água da chuva. Já existem diversas soluções no mercado que permitem o aproveitamento com qualidade desse recurso e proporcionam grande redução do consumo de água servida pela rede.

O sistema Pluvi, da Zeppini Ecoflex, é um exemplo de solução para aproveitamento de águas pluviais em atividades do dia a dia. O equipamento realiza três etapas de tratamento para a água (Gradeamento, Filtragem e Cloração), antes de disponibilizá-la para uso em atividades como regas, descarga em sanitários, lavagem de áreas comuns, lavagem de veículos, entre outras, proporcionando economia que pode chegar até 80% do consumo.

Para mais informações sobre o Sistema Pluvi, consulte a equipe Zeppini Ecoflex.

Deixe seu comentário