Cuidados na instalação ao utilizar bombas submersas

O bombeamento do combustível que abastece os veículos em Postos de Serviços pode ser realizado de duas formas: Através de uma bomba localizada na unidade abastecedora que succiona o combustível do Tanque de Armazenamento, ou com uma bomba instalada no interior do Tanque que direciona o combustível de forma pressurizada.

É importante observar que os equipamentos utilizados na instalação do sistema subterrâneo irão sofrer alterações de acordo com o tipo de sistema de bombeamento selecionado.

Uma das diferenças está nos Tubos em PEAD, enquanto sistemas de sucção podem trabalhar com Tubos de parede simples ou dupla, em sistemas de pressão é fundamental o uso obrigatório de Tubos com dupla parede. Ao substituir os Tubos, também devem ser utilizadas Flanges de Vedação com Válvula de Teste.

Outra diferença é a válvula instalada na unidade abastecedora. Em sistemas de sucção é possível utilizar tanto a Check Válvula quanto a Válvula de Segurança contra Abalroamento, enquanto em sistemas de pressão deve ser utilizada a Válvula de Segurança contra Abalroamento, necessariamente fixada em uma Barra Estabilizadora.

Em postos que comercializem Diesel, os Filtros Prensa normalmente utilizados em sistemas de sucção, devem ser substituídos por Filtros de Linha nos sistemas de pressão.

Outro ponto de atenção em sistemas de pressão são os Tubos Metálicos Flexíveis, que devem ser testados para suportar as pressões de trabalho desse tipo de sistema, assegurando a vida útil do equipamento.

Para mais informações sobre as instalações com bombas submersas ou para esclarecer outras dúvidas de instalação e manutenção, entre em contato com a equipe Zeppini Ecoflex.

Deixe seu comentário