Expansão da companhia americana ocorre com a aquisição de postos
de outras marcas

A Shell, empresa distribuidora de combustível, é umas das empresas que mais crescem no setor de combustível no país. Inaugura , em média, 150 postos por ano, para atingir, em cinco anos, a vice-liderança do mercado brasileiro, desbancando a Ultra, dona das bandeiras Texaco, Ipiranga, entre outras.

Para isso, a Shell necessita conquistar participação de mercado das grandes empresas do segmento, como Petrobras, Esso, Ultra e Alesat. Em reportagem da revista Isto É Dinheiro, edição do dia 5 de novembro, a empresa americana informou que detém 15,4% do mercado nacional, e que suas vendas aumentaram mais de 20% em relação ao ano passado, enquanto, no segmento, o crescimento médio foi 10%. A Shell fechará 2008 com um faturamento 14% maior do que em 2007.

Os recentes investimentos da Shell reforçam que a empresa tem planos de permanecer no Brasil, contrariando os que apostavam em sua saída do mercado nacional. “ Há alguns anos, uma situação nos obrigou a deter nossa expansão. Mas, hoje, isso mudou e voltamos a crescer”, afirmou Vasco Dias, presidente da Shell no Brasil, em entrevista à revista Isto É Dinheiro.

Atualmente, a Shell tem uma rede de distribuidores com mais de três mil postos de serviços distribuídos por todo o Brasil. Juntos, os postos com a bandeira da Shell vendem mais de 7 bilhões de litros de combustível por ano.

Informações da revista Isto É Dinheiro, edição 5 de novembro


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A Zeppini, de São Bernardo, reconhecida como empresa socialmente responsável, recebeu uma solicitação diferente, da Escola América, que fica em Porto Alegre: ajuda para criar uma cápsula do tempo.

A escola, que completou 50 anos no último mês de setembro, quer criar uma “Cápsula do Tempo”, onde seriam guardados documentos, jornais, fotos e outros materiais que retratem os dias de hoje . Essa “Cápsula do Tempo” ficaria lacrada durante os próximos 50 anos.

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Como não há um invólucro adequado ao projeto , uma das professoras da escola, esposa de um instalador de equipamentos para postos de serviços, procurou a Zeppini em busca de parceria para solucionar o problema. O marido indicou a empresa paulista, pois, na sua opinião, o equipamento ideal para ser utilizado como “Cápsula do Tempo” seria o Spill de Monitoramento.

A professora solicitou, então, à Zeppini, a doação deste equipamento. E a empresa resolveu apoiar o projeto , com a doação do Spill de Monitoramento, para que a Escola América possa realizar a comemoração. Agora, só resta esperar para ver como estará o mundo quando a “Cápsula do Tempo” for aberta novamente.

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A Zeppini ficou em destaque na última edição do Postos & Conveniência. A matéria abordou a realização da Postos & Conveniência 2008, feira realizada em natal que reuniu as maiores empresas do setor de postos de serviços.

Confira abaixo a matéria na íntegra:

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O editorial do jornal Estado de S.Paulo do dia 10 de novembro traz matéria interessante sobre energia. O jornal aborda o alto crescimento do custo da energia produzida no Brasil, relacionando esse aumento ao impacto causado na produção industrial. Confira abaixa a matéria na íntegra: [photopress:O_Estado_de_S_Paulo_10112008_cortada.jpg,full,centered]


SEAM, empresa de Engenharia Ambiental em MG usa referências dos produtos Zeppini para postos de serviço Em Montes Claros, norte de Minas Gerais, a maioria dos postos de serviço está em processo de adequação ambiental. Para acompanhar esse trabalho, instaladores, revendedores e profissionais se organizam para que os postos se modernizem com qualidade e tecnologia. As novas leis ambientais e a intensificação da fiscalização no estado, levou várias empresas como a Seam Solução Engenharia Ambiental, a buscar informações sobre como dar suporte aos donos de postos da região. Bruno Garcia Antunes, responsável por implantar soluções para postos na Seam, buscou referências, até que chegou ao horizonte da internet: “Descobri o site da Zeppini e fiquei surpreso pois não havia apenas um catálogo com fotos de peças e descrição. Comecei a navegar pelo site, vi o blog, a TV Corporativa e as informações sobre como instalar cada item, tudo em 3D, e achei fantástico”, diz Antunes, que apresentou todo o material aos diretores da Seam, que também elogiaram a modernidade da comunicação da Zeppini. “Depois procurei os vídeos no Youtube e para minha nova surpresa encontrei tudo o que precisava, fiz o download e usei como material de referência”, completa o jovem profissional, entrevistado durante o Circuito Minas Petro, em Belo Horizonte. A Seam identifica uma grande procura, por parte dos profissionais instaladores, de informações sobre como aplicar os chamados “produtos ambientais” nos postos de combustíveis. Tudo isso por conta da fiscalização mais intensa e de uma nova lei que obriga os postos a usarem equipamentos e mão de obra certificados, tanto para instalar quanto para oferecer manutenção em bombas, tanques, periféricos, válvulas etc. “Acho muito positiva a forma com que a Zeppini transmite informação para os profissionais da área, sempre de maneira clara, simples e muito didática. Com todos os esquemas em 3D, passo-a-passo, fica mais fácil entender todo o processo”, explica Antunes. Seam – referência em Engenharia Ambiental A Seam Solução Engenharia Ambiental, atua em projetos de Saneamento, gerenciamentos e consultorias ambientais. Localizada no município de Montes Claros/MG a SEAM atua na Região do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, Noroeste de Minas e Sul da Bahia. A empresa oferece soluções como projetos ambientais, civis, execução de obras, instalação e manutenção de equipamentos, monitoramento, treinamentos, análise de qualidade de combustíveis, projetos hidro-sanitários e de destinação de resíduos sólidos


[photopress:100_5073_.JPG,full,centered] A Zeppini, em parceria com outras empresas do setor, participa de mais uma edição do Posto Pró+ e SAT. O evento é realizado na cidade de Belo Horizonte, desde o dia 5 de novembro. Sendo o maior e mais importante encontro do setor de postos de combustíveis, o Posto Pró+ e SAT reúnem diversos empresários do segmento. São realizadas atividades de treinamento e também ocorrem discussões que abordam as questões mais importantes para postos de combustíveis. Dentre os assuntos discutidos estão a Adequação dos postos de combustíveis, Serviços, operação e manutenção, Soluções técnicas e financeiras, Normas ambientais estabelecidas no CONAMA 273, entre outros. A Zeppini, sendo líder nacional da produção e distribuição em equipamentos para postos de serviços, conta com a participação de Marcello Cyrino e Carlos Partenio, como palestrantes durante o evento. Participam do Posto Pró+ o Minaspetro, Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais e também Eduardo Bacelar, Gerente de Emergência Ambiental- Fundação Estadual do Meio Ambiente. A realização do SAT em diversas cidades do Brasil é muito importante para adequar dos métodos de instalação às questões ambientais.


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As grandes empresas distribuidoras estão atraindo empresários de bandeiras independentes, os chamados “bandeira branca”, que atuam sob nome de pequenas redes regionais ou mesmo independentes. Essa é a nova ordem entre as grandes empresas, depois da recente fase de aquisições que dominou o mercado nacional nos últimos anos.

Esse período recente foi iniciado pelo Grupo Ultra, que depois de consolidar as operações da Ipiranga e da Texaco, tem como alvo, as pequenas redes de postos independentes. A intenção do grupo é incorporar os distribuidores menores para poder elevar sua posição no mercado.

Esse fato, que parece ser mais uma rodada de investimentos das grandes empresas do setor, deve chamar a atenção dos revendedores. De maneira geral, o mercado deve sofrer alterações em sua estrutura de distribuição.

Além disso, com a forte fiscalização aplicada sobre os postos de combustíveis, houve uma redução nos casos de adulterações e de sonegação de impostos. Mesmo com esse dado a favor das redes de bandeiras independentes, os motoristas ainda preferem consumir combustível de postos de marcas mais conhecidas.


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Matéria publicada no portal G1

Viena, 3 nov (EFE).- O preço do petróleo referencial da Opep fechou na semana passada em baixa, vendido na sexta-feira a US$ 57,65 o barril, com uma queda de US$ 2,27, 3,8% frente ao valor do dia anterior.

Assim informou hoje o secretariado da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) em Viena, que diariamente calcula e divulga a cotação do barril (de 159 litros) do grupo, uma mistura de 13 tipos de petróleo, uma por cada país membro.

Em toda a semana passada, seu valor médio aprofundou a queda que registra desde o começo de julho, quando bateu o recorde de US$ 140,73, ao ficar em US$ 57,68, frente à média de US$ 61,53 registrada na semana anterior.

Em outubro, o barril foi vendido a uma média de US$ 69,17, 28,5% menos que em setembro (US$ 96,85).

Os preços do petróleo não reagiram ainda ao considerável corte da oferta petrolífera, em 1,5 milhão de barris diários (mbd), que a Opep acertou em 24 de outubro e que entrou em vigor no sábado passado.

“Alguns membros já notificaram a seus clientes uma redução das exportações, em linha com o corte estipulado”, lembrou hoje a assessora JBC Energy, com sede em Viena.

Segundo os cálculos desta empresa de consultoria, a produção conjunta dos 13 países da Opep caiu para 31,15 mbd em outubro, 90.000 bd menos que em setembro, e isso apesar de o Iraque ter aumentado seu bombeamento em cerca de 130.000 bd. EFE


Matéria publicada no site do Jornal Diário de Natal

Lojas de conveniência, um filão inexplorado no Nordeste

Um verdadeiro filão do setor de postos de combustíveis. E um filão que no Brasil, e no Nordeste mais especificamente, ainda tem muito a ser explorado. Assim é o segmento de lojas de conveniência – aquelas onde a gente vai comprar uma água, um sorvete ou uma revista enquanto o frentista abastece o carro ou verifica o nível do óleo. Segundo dados apresentados ontem na Postos e Conveniência 2008 (feira e congresso do setor que está sendo realizada em Natal até hoje), no Nordeste brasileiro apenas 15% dos postos de combustível dispõem desse tipo de loja. Em países como Argentina e Chile, este percentual passa dos 40%.

Este descompasso leva os especialistas a afirmarem que, no Brasil, esse mercado deve crescer em torno de 25% por ano já a partir de 2008. Atualmente, o setor realiza mais de 500 milhões de transações por ano e tem um faturamento de R$ 2,2 bilhões. Além disso, recolhe mais R$ 310 milhões em impostos e gera mais de 185 mil empregos diretos e indiretos.

‘‘Este, sem dúvida, é um mercado no qual ainda podemos crescer bastante’’, afirma o presidente do grupo Zeppini – que produz equipamentos e softwares para estas lojas -, Carlos Alberto Zeppini, que é também presidente da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviço (Abieps).

Mas nem só de números e projeções de mercado vive a Postos e Conveniência 2008. Equipamentos e soluções inovadoras no segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência também estão reunidos no Centro de Convenções de Natal, onde o evento está sendo realizado (pela primeira vez no Nordeste e fora do eixo Rio-São Paulo).

Entre as novidades apresentadas na feira está a caixa separadora de água e óleo, desenvolvida para combater problemas ambientais causados pelo despejo incorreto de água poluída misturada ao óleo diretamente no solo. De acordo com Carlos Alberto Zeppini, esse equipamento já existe no mercado brasileiro, mas agora está sendo remodelado. O empresário explica que o nível de adequação ambiental ainda está em crescimento no Nordeste e apenas 15% dos postos estão adequados.

Para o presidente da Abieps, a presença da feira no Nordeste é de grande importância, tendo em vista que a região concentra 27% do mercado de postos de combustíveis do país e cerca de 14% das lojas de conveniência. ‘‘A gente não poderia deixar o Nordeste de fora. Aqui tem um pessoal carente de informações. Nas feiras que realizamos em São Paulo, apenas 2% dos visitantes são do Nordeste’’, afirmou.

tecnologia

A empresa Dresser Wayne trouxe à Natal uma tecnologia para gerenciamento de postos de combustíveis, o Fusion Universal Site Controller, um link que fornece controle completo de vários dispositivos por meio de um software capaz de gerenciar as bombas de combustíveis. Outra novidade apresentada pela empresa é a Global Vision, uma bomba dotada de um pequeno monitor, no qual podem ser exibidos vídeos diversos. ‘‘Essa mídia pode ser utilizada independente da bomba, exibindo campanhas publicitárias e qualquer outro vídeo. Esse equipamento será comercializada no Brasil no segundo semestre de 2009’’, afirmou o técnico de suporte da Wayne, Marcos de Oliveira