com informações do Diário do Grande ABC

O jornal Diário do Grande ABC trouxe em 30 de junho, uma matéria de destaque sobre a perigosa situação dos postos de combustíveis na região do ABC. Dos cerca de 390 postos em funcionamento, 170 estariam com problemas em suas instalações como vazamento e contaminação do solo.

O perigo principal é que a região está repleta de áreas de proteção ambiental e também de mananciais, com sério risco de contaminação do meio ambiente.

“>Leia a matéria na íntegra.

Confira também o box, logo abaixo, que destaca os principais efeitos da contaminação do solo por combustíveis.

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O grupo Zeppini realizou no último sábado, dia 28 de junho, sua tradicional festa junina. O evento aconteceu no sitio Estância Eldorado, em Diadema/SP e contou com a presença de todos os funcionários das empresas do Grupo Zeppini e também dos membros de sua diretoria.

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A festa teve o intuito de reunir funcionários e seus familiares em um ambiente descontraído, longe das pressões do dia-a-dia, possibilitando assim, maior integração entre todos.

Omar Cardoso de Melo, motorista da Zeppini, disse ter gostado muito da festa e que é importante esse tipo de ação, para unir os funcionários. “É um jeito de descontrair. A gente pode trazer a família para passar um dia agradável com todos”, afirmou Omar que trouxe os filhos e também seu neto.

Edson Fernando Lino, também funcionário do Grupo Zeppini, acredita que festas como essas, são oportunidades ótimas para conversar, sem as responsabilidades do trabalho, com as pessoas que estão com você durante a semana toda. “A festa foi muito bem organizada e a participação das famílias é muito importante para essa reunião”, disse Edson.

Durante a festa foram realizadas rodadas de bingo. Os funcionários receberam suas cartelas logo na chegada ao evento e puderam assim, participar e concorrer aos prêmios oferecidos pela empresa.

Participando pela segunda vez de uma festa, Douglas Posenato, funcionário da Motor Z, acha a festa importante para todos fazerem mais amizades. “Tudo isso é importante para unir os funcionários”, afirmou Douglas que trouxe a esposa e seu filho.

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João Batista e Djalma Pereira de Oliveira, funcionários da Fundição Estrela, afirmaram ter gostado muito da festa. Eles também acreditam que essa seja uma maneira muito boa de integração de todos os que trabalham nas empresas do Grupo Zeppini.

Edilécio Gomes Vilela, funcionário da Zeppini, e ganhador de uma moto cub 110 no sorteio realizado na festa de fim de ano, também agradeceu a possibilidade de participar novamente de um evento com toda a sua família. Edilécio, que tem 26 anos, elogiou também a moto que ganhou no sorteio “ela é muito boa, anda muito bem e economiza muito combustível”, disse.

Responsabilidade Social

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Além de toda a festa realizada para os funcionários, a questão social não foi deixada de lado. Foi pedido aos convidados que trouxessem alimentos não perecíveis que seriam destinados à doação.

O Grupo Zeppini convidou a “Sociedade Beneficente Gotas de Amor” para participar do evento. Toda a arrecadação feita no dia da festa foi doada à instituição.

Gisele Aparecida Colombo, representante da “Gotas de Amor”, disse que a festa foi muito boa. “Em nossa instituição, a gente trabalha contando com esse tipo de doação. È muito importante para nós esse tipo de ação, afirmou Gisele muito satisfeita com o resultado das doações.


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Para promover a qualificação dos profissionais instaladores da rede Ipiranga, a Zeppini organizou dois treinamentos nas cidades de Curitiba (PR) e Criciúma (SC), com a participação de mais 30 pessoas.

O primeiro treinamento foi realizado na sede da Fagundes Instalações Ltda., em Curitiba, com a presença de 13 profissionais instaladores.

“O ponto positivo é que obtemos uma contínua melhora da mão de obra nas instalações dos postos na região. Com esta formação, o profissional conhecerá melhor e aplicará melhor os produtos Zeppini”, explica Anderson Gualdessi, representante de Vendas da Zeppini na região.

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O evento foi acompanhado por Rogério Scabeni, engenheiro responsável pela equipe.

No dia 18 de junho, uma nova edição do treinamento foi feita com outro parceiro da Ipiranga, a Remabombas, que atua no estado de Santa Catarina na instalação e remodelação de postos da rede. Um grupo de 13 profissionais assistiu às palestras técnicas que tiveram o acompanhamento de Guilherme Preto, engenheiro da Ipiranga que comenta as vantagens da iniciativa: “O objetivo era usar a Zeppini, que é fornecedora oficial da Ipiranga, para passar o conteúdo ao próprio profissional que está em contato com seus produtos. E não somente os encarregados, mas sim toda a equipe”, explica.

Após o treinamento, Guilherme Preto e Carlos Partênio, da Zeppini, constataram que os instaladores já atuavam seguindo bons parâmetros de qualidade. Mesmo assim as instruções técnicas serviram para que eles conhecessem melhor e aprimorassem seus padrões nas instalações.


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O editorial do jornal O Estado de S.Paulo de hoje, 19 de junho, traz um dado alarmante sobre a contaminação do solo nas áreas urbanas. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) mantém, há cinco anos, um Cadastro de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo. A informação mais preocupante é que o número de áreas contaminadas cresceu nove vezes em apenas cinco anos.
Em 2001, eram 255 áreas afetadas. Em 2007, última medição, esse número cresceu para 2.272 áreas contaminadas.

Ainda mais grave é a informação de que os postos de serviço são os responsáveis por 77% dos casos de infiltração de produtos químicos que contaminam o solo. Áreas industriais respondem por 14% e áreas comerciais, por 5%.

O chamado mapa da poluição do solo paulista começou a ser desenhado a partir da Resolução Conama 273 que, em 2000, instituiu o programa de licenciamento dos postos de gasolina, exigindo a investigação da situação ambiental de cada unidade, por meio de estudo do subsolo e do lençol freático. Desde então, autoridades, entidades e várias empresas do setor se organizaram com diversas ações para tentar reverter essa situação calamitosa.

O poder público intensificou a fiscalização e por isso, vários casos de contaminação do solo chegaram ao conhecimento público. No ano passado, uma série de reportagens da Rede Globo e de jornais de grande circulação, chamaram a atenção da sociedade para o problema. Agora, as mesmas entidades continuam a lutar para que todos os postos brasileiros se enquadrem na nova legislação e mais do que isso, que operem sem qualquer risco de contaminação do meio ambiente.

Zeppini desenvolve treinamentos e novos produtos

A Zeppini, líder na fabricação de equipamentos para postos, criou diversos programas de treinamento para profissionais do setor e desenvolveu uma linha de produtos para evitar vazamentos de combustíveis e proteger o meio ambiente, sem frear essa importante atividade econômica. No espaço de um ano foram treinados centenas de instaladores de postos em todas as regiões do país, foi criado um Campo de Provas na sede da empresa, em São Bernardo do Campo, para simular as instalações de um posto e o trabalho contínuo de instrução e treinamento já chegou a outros países da América Latina. A comunicação tem sido outra aliada do Grupo Zeppini para difundir estas iniciativas por meio da Internet, pelo seu blog e também pela importante ferramenta da TV Corporativa, disponível no site da empresa.

Ainda de acordo com o editorial do Estado de S.Paulo, a parceria entre a Prefeitura de S.Paulo e a Cetestb, já gerou importantes resultados como o Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas, especialmente recomendado aos proprietários de postos de combustível. O documento tem instruções sobre a chamada ”remediação dos terrenos” que foram contaminados por causa de manutenção falha dos tanques de combustíveis ou da manipulação inadequada de elementos poluentes, explica o editorial. O processo de recuperação do solo é lento e dispendioso, mas possível e necessário.

Veja matéria publicada no jornal Estado de São Paulo em 19 de junho de 2008:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080619/not_imp192201,0.php


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Com o contínuo aumento no preço dos combustíveis devido à supervalorização do petróleo, os consumidores do mundo todo, especialmente nos EUA, estão sendo obrigados a mudar seus hábitos quando o assunto é transporte. O barril do petróleo subiu mais de 44%, atingindo a marca recorde de US$ 139,12 no dia 6 de junho.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o efeito desse aumento é sentido pela população que já cria alternativas para diminuir esse impacto. Em média, o valor do galão (3,8 litros) é vendido a US$ 4, cerca de 30% a mais em relação a 2007. Os motoristas já estão optando por pegar carona ao invés de utilizar seus próprios veículos. Nas grandes cidades, muitos optam por usar trens ou o metrô. Outra tendência é a recente preferência dos americanos por automóveis menores e mais econômicos, ou os modelos híbridos cada vez mais valorizados. Os utilitários grandes como as pickups, veículos sedan com motores gastões parecem estar com os dias contados. Em várias revendas, é possível comprá-los com grandes descontos e também com a promoção do “tanque cheio” (ou vários tanques cheios) como acontece no Brasil.

O carro, que regularmente era utilizado todos os dias num país onde tudo é feito para o automóvel, agora é deixado na garagem visando, assim, gerar uma economia nos bolsos do consumidor. Segundo a Administração Federal das Rodovias dos EUA, a quilometragem percorrida por motoristas nas rodovias públicas do país foi, no mês de março, 4,3% mais baixa que a do ano anterior.


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A Zeppini organizou no dia final de maio no Panamá, um treinamento para os funcionários da Organização Terpel (empresa colombiana de tratamento de óleo e gás). Marcelo Cyrino e Fabrício Bueno representaram a empresa brasileira durante todo o processo, que contou também com a presença de membros da Terpel e do ministério do meio-ambiente. Cerca de 20 pessoas tiveram a oportunidade de aprender e aperfeiçoar suas técnicas para a instalação dos componentes de postos de serviços.

A parceria da Zeppini com empresas internacionais proporciona o intercâmbio de informações, importante para o desenvolvimento da empresa, melhorar a imagem e aumentar o reconhecimento da marca no mercado mundial. Hoje, a Zeppini mantém parceria com a organização Terpel em toda a América Latina e Central, incluindo Chile, Colômbia, Equador, Panamá.

No treinamento, foi mostrado como é feita a instalação correta e adequada de um sistema de tratamento de efluentes em um posto de combustível e os cuidados que se devem ser tomados para que o desempenho dos equipamentos não seja afetado.

As próximas ações serão no Peru, Colômbia, Chile e México. Além disso, a equipe de vendas da Zeppini fará nos meses de junho e julho, seminário completo sobre os temas “Novas tendências nas instalações em posto de combustíveis” e “Etanol x Biocombustíveis – Impactos nos Posto de Combustíveis”. As palestras ocorrem na Índia, Cingapura e Angola.

Preocupação com o meio ambiente

A Organização Terpel, assim como a Zeppini, tem a preocupação de cuidar da preservação do meio ambiente. Dessa forma a parceria entre as duas empresas tem importante cunho sócio-ambiental.

Suas instalações em postos de serviços, sempre buscam proteção ao solo, água e também procuram preservar energia. A empresa tem importantes trabalhos nessa área, sempre visando minimizar os impactos ambientais. É realizada a gestão integral de resíduos que impede a contaminação de solo e água. Além disso, existe um método de controle contra vazamento no sistema de distribuição e armazenamento de combustíveis.


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O presidente Luis Inácio Lula da Silva vai à conferência em Roma, para defender a idéia de utilização do etanol como nova fonte de produção de combustível para mundo. O encontro reunirá dezenas de chefes de Estado na Agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Fontes e estudos apontam o etanol e o álcool combustível como uns dos principais responsáveis pela grande alto do preço dos alimentos, fato que gera preocupação na comunidade internacional que se vê diante de um perigo eminente de fome para 2 Bilhões de pessoas.

O principal objetivo do presidente é mostrar que ao contrário do produto americano, o brasileiro não resulta nesse crescimento nos preços. O etanol produzido nos Estados Unidos através do milho, demanda cerca de 10% da produção mundial de milho. Essa quantia equivale, por exemplo, a duas safras de milho no Brasil e com certeza contribui para o grande aumento de preços nos alimentos.

No ano passado houve um acréscimo de cerca de 37% no uso do milho americano para a produção de etanol ao contrário do que acontece no Brasil, onde não se reduz a produção de açúcar e nem invade-se a floresta amazônica para produzir combustível. Reinhold Stephanes, ministro da agricultura, afirmou que o Brasil tem 90 milhões de hectares para incorporar à agricultura sem a necessidade de desmatar a Amazônia.

Meio Ambiente

A questão ambiental também é muito discutida quando o assunto é a produção do etanol. Comparado com a gasolina, a queima de etanol reduz em mais de 80% a emissão de gases de efeito estufa. Trata-se da mais bem-sucedida experiência comercial em combustíveis para apaziguar o problema do aquecimento global.

Além disso, a alta produtividade da cana-de-açúcar para a produção de etanol é um ponto positivo. Segundo estudos do Pólo Nacional de Biocombustíveis, novas tecnologias podem duplicar a produção de energia por hectare no Brasil. O etanol feito da cana passou de 3 mil litros por hectare para 7 mil. A tendência é que em 2012 esse número suba para 12 mil litros.


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Como forma de protesto contra as altas taxas tributárias que os brasileiros pagam todos os anos, ocorreu, no último dia 27, o Tax Free Day (Dia da Liberdade de Impostos). Os postos de gasolina do estado de Minas Gerais e Rio Grande do Sul venderam combustível sem cobrar os tributos incluídos normalmente no preço como ICMS e a CIDE. A gasolina foi comercializada à R$ 1,41, cerca de R$ 1 mais barato do que o normal nestas regiões.

Muitos motoristas passaram a noite nas enormes filas formadas nos postos, em busca de uma chance para abastecer seus veículos. A campanha teve inicio às 9 horas e terminou por volta do meio dia, sendo que o consumo foi limitado a 30 litros de combustível por cliente.

A iniciativa em Minas foi promovida na capital Belo Horizonte, pelo Centro de Desenvolvimento Lojista (CDL Jovem) e Minaspetro, sindicato que representa o comércio varejista de derivados de petróleo de Minas. No Rio Grande do Sul a iniciativa foi de um movimento de pequenos empresários da região.

Quando teve inicio a campanha, em 2004, o Tax Free Day era realizado no mês de abril. Em 2005, em 2 de maio. Com o passar dos anos a data para a celebração está mais próxima do meio do ano. Isso mostra que o brasileiro precisa trabalhar mais a cada ano, apenas para pagar impostos. De acordo com a Associação Comercial de S.Paulo, os brasileiros trabalham cerca de cinco meses por ano apenas para pagar tributos.


A ABIEPS (Associação Brasileira da Indústrias de Equipamento para Postos de Serviços) realizou no último dia 13, em Terezina, Piauí, um treinamento técnico para profissionais que atuam em instalações de postos, visando as adequações ambientais que devem ser feitas nos postos de combustíveis e serviços.

O treinamento aconteceu no Luxor Hotel e foi destinado aos profissionais da área, e teve a participação de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR, assim como a alguns outros órgãos convidados.

O evento, que contou com a participação de cerca de 80 pessoas, recebeu a presença do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira. Entidades como o Corpo de Bombeiros e o INMEP (Instituto Nacional de Meteorologia) também estiveram presentes.

O trabalho de fiscalização ambiental é feito pela secretaria, através de fiscais especializados que atuam nos mais variados segmentos. Esses treinamentos de capacitação ocorrem periodicamente em vários estados brasileiros, e são realizados pelas empresas Zeppini, Dresser Wayne e Sideraço.