O mercado local de combustíveis no Rio Grande do Sul é marcado por empresas regionais, com forte identificação com o perfil do consumidor gaúcho. Duas grandes empresas também se destacam ao lado da Latina; Charrua e Megapetro, fundadas no Rio Grande do Sul. Todas elas tem algo em comum: suas novas instalações levam produtos com o selo azul do Grupo Zeppini.

Charrua – com dez anos de mercado é uma das cinco empresas mais lembradas pelos gaúchos, de acordo com a pesquisa Marcas de Quem Decide (Jornal do Comércio). Fundada por Elvídio Eckert, a distribuidora tem uma rede de 260 postos em operação no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre os seus colaboradores, a Charrua criou o programa Com Você que visa melhorar e qualificar o atendimento na rede. A empresa compra equipamentos Zeppini, que aposta na sua expansão para continuar a fornecer equipamentos de qualidade e alta segurança.

Megapetro – Com sete anos no mercado de combustíveis, a Megapetro adota o slogan “Uma bandeira forte. Uma marca que veio para ficar”. E há razões para isso. A distribuidora conta com pouco mais de 90 postos de sua bandeira em Santa Catarina e em todo o Rio Grande do Sul. Entre os diferenciais, a empresa tem um programa que testa a qualidade do combustível oferecido na bomba para o consumidor. Além disso, mantém em operação uma microusina especializada na pesquisa e desenvolvimento do biodiesel animal, um projeto pioneiro no país. Sua rápida expansão conta com o apoio da J.Borges, que distribui os equipamentos da Zeppini em toda a região.


O programa Consumidor Brasil desenvolve matérias sobre assuntos do dia-a-dia que envolvem as relações de consumo. O programa, apresentado por Alexandre Appel, é exibido na TV da Universidade Ulbra.

A equipe do programa acompanhou o andamento da Expo Petro 2007 ao longo dia 28, recolhendo entrevistas com autoridades e especialistas em combustíveis. Entre os personagens da próxima matéria, está Adão Oliveira, vice-presidente do Sulpetro, que falou sobe a polêmica lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em postos de serviço.


Zeppini é parceira fundamental nesta empreitada

A Latina é uma distribuidora de combustíveis que atua nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com 135 postos de serviço e quatro bases de distribuição (Ijuí, Esteio e Rio Grande/RS; Araucária/PR e Itajaí/SC) para atender toda essa demanda. Tamanho crescimento em apenas nove anos de operação compreende uma grande infra-estrutura e nesta estratégia, a Zeppini é uma parceria fundamental.

Em entrevista ao blog da Zeppini, Tiago Ermete, gerente comercial da Latina, relata as principais qualidades da Zeppini Industrial, fundamentais para o crescimento da companhia: “Qualidade, o bom atendimento sempre com retorno imediato da J.Borges e da própria Zeppini, são qualidades presentes nessa parceria”, afirma.

Na questão ecológica, Ermete afirma que a rede distribuidora procura atender todas as normas ambientais para evitar qualquer dano aos recursos naturais. “Procuramos atender sempre todas as normas com a melhor relação custo x benefício”, finaliza.


No mercado de equipamentos para postos de serviço, a instaladora Fagundes é uma referência não somente no Rio Grande do Sul, onde foi fundada na cidade de Canoas, região da grande Porto Alegre. Em 21 anos de atuação, a empresa já chegou a Brasília, Tocantins, Santa Catarina, Goiás e interior de SP ao lado de grandes distribuidores como Repsol e Ipiranga e tem cerca de 200 colaboradores.

Ainda no início do seu trabalho, a Fagundes teve conhecimento de uma nova empresa no mercado, a Zeppini, que na época se destacava nos manuais de instalação da Petrobrás: “O Carlos Zeppini teve uma excelente idéia, prova da sua inteligência, já que a Zeppini aparecia como referência nos manuais, isso já no final dos anos 1980”, afirma Rudinei Fagundes, engenheiro da companhia.


De acordo com Fagundes, a linha de equipamentos ecológicos da Zeppini já é referência em todo o mercado. “É uma empresa que está sempre à frente, pesquisando novos produtos e soluções incorporadas com muita tecnologia”, completa o engenheiro.

Pensando na proteção ambiental, a Fagundes está em processo de implantação da ISO 14.000 – de normas ambientais e também da ISO 18.000, que regula normas de segurança. No entanto, nem todos os empresários do setor investem em equipamentos anti-vazamento, por conta da falta de fiscalização ou mesmo por questão de economia. Mas Rudinei Fagundes incentiva: “Nós oferecemos a linha ambiental Zeppini para todos os nossos clientes. É preciso investir hoje nesse tipo de equipamento. Sem dúvida algo que vale muito a pena e valerá cada vez mais”, finaliza.


Na cidade de Gramado, região da Serra Gaúcha, cerca de 1.100 profissionais do setor de combustíveis (donos de postos, instaladores e revendedores) participam da 10ª edição da Expo Petro 2007, o maior evento do setor na região do Mercosul. O encontro é realizado no Serrano Resort, eleito pela revista Viajar o segundo melhor hotel de todo o Brasil.

Os participantes conferem produtos para aplicação em postos de serviço e similares, soluções para os serviços em postos e outras novidades. As distribuidoras regionais Charrua e Megapetro, parceiras da Zeppini dividem espaço com empresas como Shell, Ipiranga, BR e Texaco.

A Zeppini é destaque no evento, já que atua no Rio Grande do Sul com a empresa J.Borges de Assis Ltda, e apresenta sua linha de produtos num estande de localização privilegiada do Centro de Convenções Serrano. A cobertura dos melhores momentos deste grande evento, você acompanha aqui no blog da Zeppini.

A Expo Petro 2007 conta com um espaço para os expositores e também um auditório, onde são realizadas palestras com empresários e especialistas do setor.


Os representantes da Zeppini que atuam no estado do Rio de Janeiro, José Roberto da Silva Condurú e Phlyvio Lúcio Vieira Cunha, visitaram o estande da companhia na Expo Postos 2007, em São Paulo. A parceria entre a Phlyvio Lúcio Repr. Com. Ltda e a Zeppini tem dois anos. Em pouco tempo, os empresários já conquistaram aproximadamente 70% do mercado de equipamentos para postos no estado.

Vieira relata a sua experiência com a Zeppini: “É uma parceira com muita possibilidade de crescimento nas relações. Além disso, a empresa une a tradição de uma grande experiência com uma grande evolução tecnológica”.

Ambos já participaram das edições anteriores da Expo Postos & Conveniência. Segundo Condurú, a feira alavanca negócios e é uma porta de entrada para novos clientes. Vieira complementa: “Hoje, o estande da Zeppini é um dos melhores que existem no evento”.


Mostrar tecnologia, modernidade, investimento em serviço e relacionamento. Estes são alguns dos objetivos de boa parte dos expositores da Expo Postos & Conveniência. A Feira, que este ano acontece no Centro de Exposições Imigrantes, reúne fornecedores de equipamentos para postos, empresas voltadas para o segmento de informatização e as mais diversas opções em conveniência.

Confira algumas novidades: A Zeppini apostou no relacionamento.

De acordo com a gerente de marketing, Solange Zeppini Fernandez, a proposta era receber bem os clientes com um atendimento diferenciado, “mais humano”. Este ano a empresa decidiu investir no institucional e para tanto, trouxe para Feira seu programa de Responsabilidade Social. “Criamos um personagem que ensina o instalador a atuar dentro das normas, é uma figura boa gente que não tem medo de passar informações ao mercado”. O personagem foi transformado em um boneco que está sendo vendido no estande. “Todo o valor arrecadado será doado para as empresas cadastradas.”


Carlos Alberto Teixeira já foi cliente da companhia por muitos anos e adquiriu muitos equipamentos para postos de combustível. Depois de um tempo, tornou-se representante da Zeppini por um período relativamente curto e depois mudou de área de atuação. Os laços de trabalho se desataram, mas a amizade continuou.

Tanto que Teixeira partiu do Rio de Janeiro com destino a São Paulo, para visitar o estande da Zeppini, visitar as novidades da Expo Postos e rever os amigos. No estande da empresa, ele conta sobre a sua experiência: “É uma empresa que prima pela atenção com os clientes, pelos equipamentos e por isso as vendas são sensacionais”, destaca.

O empresário participou das quatro edições da feira já realizadas em São Paulo, e comenta que a estratégia do evento é válida, pois abarca as maiores companhias do setor, fabricantes e importadores de equipamentos, novidades e avanços tecnológicos e milhares de profissionais envolvidos com esse mercado.


Os colaboradores internos do grupo Zeppini (Fundição Estrela, Zeppini Comercial e Motor-Z) também visitaram o estande da companhia na Expo Postos. Com outros amigos pessoais ou familiares, conheceram o trabalho de exposição da marca e dos produtos da Zeppini e tiveram contato com a atuação da marca em eventos desse porte. Com isso, o tom humano e familiar característico do grupo, ficou referendado na Expo Postos 2007.