A notícia veiculada hoje em toda a imprensa nacional, de que a Petrobrás encontrou um novo campo de petróleo na Bacia de Santos, causou furor em todo mercado financeiro e animou especialistas do setor.

[photopress:petroleo.jpg,full,pp_image]

De acordo com o anúncio de Haroldo Lima, diretor-geral da ANP (Agência Nacional de Petróleo), foi encontrado um imenso campo de Petróleo na bacia de Santos, numa reserva equivalente a 33 bilhões de barris. O novo campo, chamado pelos técnicos de Carioca ou Pão de Açúcar, é cinco vezes maior que a área de Tupi (cuja descoberta foi anunciada em novembro de 2007), que fica entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris.
A Petrobras está seguindo o processo exploratório do bloco BM-S-9, na Bacia de Santos. Informações mais conclusivas referente à potencialidade da descoberta serão reconhecidas somente depois do processo final de avaliação. Nos próximos dias, o estudo final será protocolado na ANP.

O novo campo fica perto das áreas de exploração Tupi e Júpiter, na Bacia de Santos, onde a Petrobras descobriu uma grande reserva de gás natural. De acordo com o diretor-geral da ANP, este processo resulta na maior descoberta de petróleo dos últimos 30 anos em todo o mundo e o terceiro maior campo do planeta.
Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, a operação é realizada pela Petrobras, que explora 45% da área da Bacia de Santos (outros 30% são explorados pela British Gas e 25% pela Repsol YPF). O bloco é composto por dois campos exploratórios; no maior deles foi perfurado um primeiro poço, descoberto em setembro do ano passado. Naquele momento, a estatal informou que “os reservatórios encontrados tinham boas características de volumes e produtividade economicamente viáveis, nas condições geográficas da área (2.140 metros de profundidade e a 273 km da costa)”.
Após esta notícia, os papéis da Petrobras dispararam na Bovespa. As ações ordinárias (com direito a voto) fecharam em alta de 7,67% – mesmo com a queda geral do índice Ibovespa.

Abaixo, infográfico divulgado pelo site Uol com detalhes sobre o novo megacampo

[photopress:0810689.gif,full,pp_image]

Deixe seu comentário