Posto modelo: já imaginou como seria o posto de serviço ideal?

Um posto modelo é também o que chamamos de posto de serviço ideal, onde tudo funciona perfeitamente bem

Um posto modelo é também o que chamamos de posto de serviço ideal, onde tudo funciona perfeitamente bem e está de acordo com as legislações, mas ele também leva em conta os desafios atuais da sociedade. Já imaginou isso? A Zeppini Ecoflex já e é sobre isso que vamos falar para você hoje!

Buscando desenvolver as melhores soluções para postos de serviços, a Zeppini Ecoflex está em constante busca pela melhoria, inovação, tecnologia e sustentabilidade e foi pensando nesses pilares que criamos o nosso posto modelo: o Posto Ecológico 2.0 da Zeppini Ecoflex. Venha conhecer mais sobre esse projeto incrível!

Conheça o posto modelo da Zeppini Ecoflex: Posto Ecológico 2.0

Desde a invenção e o começo da comercialização em série de automóveis no começo do século XX, os postos de combustíveis se tornaram cada vez mais comuns em diversas cidades pelo mundo. E claro, com a evolução que os automóveis sofreram ao longo dos anos, os postos de combustíveis também precisaram se adaptar. Novas necessidades do consumidor, novas tecnologias e matrizes energéticas.

Se num primeiro momento os postos de combustíveis precisavam se adaptar aos novos tipos de combustíveis com diesel e etanol, também foi preciso criar uma legislação para garantir a segurança do serviço. Os postos de combustíveis também passaram a oferecer lavagem, troca de óleo, lojas de conveniências e restaurantes, buscando levar ainda mais conforto para o consumidor.

Hoje, a preocupação é outra. A evolução dos postos de combustíveis busca causar o menor impacto possível ao meio ambiente. Com seu novo posto modelo, a Zeppini Ecoflex criou um novo conceito, o Posto Ecológico 2.0 e a sua maior inovação é em relação a utilização de equipamentos que ajudam a promover a sustentabilidade ambiental, o balanço hídrico e o balanço energético.

Com isso, o posto modelo da Zeppini Ecoflex consegue garantir a:

  • Segurança das pessoas e também do meio ambiente;
  • Economia com o uso e o reúso racional da água;
  • Geração e aproveitamento de energia limpa e renovável;
  • Cumprimento das legislações regulamentadora do setor;
  • Desenvolvimento de um negócio mais rentável, competitivo e sustentável.

Confira esse vídeo para entender mais sobre essa mudança e a necessidade do Posto Ecológico 2.0

[incorporar no blog] https://www.youtube.com/watch?v=rB4Uj_lPrng

Os 4 pilares do Posto Ecológico 2.0

Para desenvolver o posto modelo, a Zeppini Ecoflex trabalhou com 4 pilares básicos para garantir o sucesso do projeto. Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles.

Sistema de contenção

Um posto de serviço é responsável por receber o combustível, armazenar e abastecer o veículo e para garantir a máxima segurança em cada uma dessas etapas, todos esses pontos possuem um sistema de contenção. Para isso utilizamos diversos equipamentos, veja alguns a seguir.

Reservatório de Contenção para Tanques (Sump de tanques)

O Reservatório de Contenção para Tanques é responsável pela criação de uma câmara estanque na boca de visita do Tanque de Combustíveis. Assim, ele isola os pontos de conexão que existem no local para evitar que vazamentos. Com isso, possíveis vazamentos não chegam ao solo e evitam o acúmulo de água ou sujeira na boca de visita.

Reservatório de Contenção para o Ponto de Medição

É um componente instalado no ponto de medição do posto modelo e tem o objetivo de realizar a contenção de possíveis respingos provenientes do processo de medição.

Câmara de Calçada com Reservatório de Contenção (Spill)

Esse componente fica instalado no ponto de descarga do combustível. Seu principal objetivo é conter derrames ou respingos que podem acontecer durante a operação de descarga.

Reservatório de Contenção para Bombas (Sump de Bombas)

Tem a função de criar uma câmara estanque de acesso sob a unidade abastecedora. Ela isola os pontos de conexão que existem no local que são passíveis de vazamento, e evita contaminação do meio ambiente.

Sistema de tubulação

O sistema de tubulação é muito importante para garantir o funcionamento de todos os sistemas em um posto de combustível. Ele é responsável por levar o combustível de um sistema a outro e por ligar todos eles entre si.

A tubulação de um posto de combustível não é a mesma que usamos em casa, por exemplo. Ela é diferenciada e conta com tecnologia que garante impermeabilização e vedação apropriada para todo o sistema. Conheça alguns componentes desse sistema.

Tubulação não metálica

Possuem um revestimento desenvolvido especialmente para o transporte de combustíveis automotivos. Possuem resina interna (Liner), que garantem maior resistência e permeabilidade de 0,0%.

Terminais eletrosoldáveis

Sua principal função é realizar a conexão de tubos não-metálicos aos equipamentos da instalação subterrânea que possuem conexões metálicas. Ele elimina a possibilidade de desgaste dos componentes e o possível relaxamento das vedações, e assim, garante o transporte seguro de combustível.

Balanço Hídrico

O balanço hídrico, além de reduzir os gastos mais altos de um posto de serviço, também garante a redução de danos ao meio ambiente. Assim, observamos onde está ocorrendo o maior uso de água e verificamos a possível captação de água e o tratamento adequado. Assim, é possível economizar água, cuidar do meio ambiente, diminuir os custos e aumentar o lucro.

Além disso, o posto modelo também possui um sistema que é capaz de separar a água do óleo, possibilitando o reuso da água e o descarte adequado do óleo. Confira alguns equipamentos utilizados para o balanço hídrico.

Caixa Separadora de Água e Óleo

É o equipamento responsável por realizar o tratamento de efluentes oleosos. Ele é um equipamento extremamente necessário em todos os locais em que há o manuseio de óleos e graxas. Com a caixa separadora, é possível realizar a adequação dos efluentes para que cada um seja tratado e direcionado ao seu destino final da forma correta.

Sistema de Aproveitamento de Águas Pluviais

É um sistema que realiza o tratamento adequado de águas pluviais, para que possam ser reutilizadas. Ele possui 3 etapas de tratamento: gradeamento, filtragem e cloração. Assim, ele assegura que a água está para o uso no dia a dia em atividades que não necessitam de água potável.

Biorreator

É um sistema de Fossa Séptica e Filtro Anaeróbio utilizado no tratamento de efluentes sanitários em locais que possuem coleta pública de esgoto ou precisam realizar a adequação dos efluentes previamente.

Balanço Energético

O balanço energético mapeia todo o consumo de energia elétrica de um posto e cria soluções para racionalizar a energia e diminuir custos. Confira a solução simples e rápida proposta para o posto modelo.

Luminária LED

Essa luminária permite iluminar ambientes com alto nível de eficiência e qualidade e proporciona uma relevante redução nos gastos com iluminação, cerca de 70%. Ela possui potência de 100W, conta com fluxo luminoso de mais de 10.000 lúmens e alto Índice de Rendimento Cromático (IRC).

Agora que você já conhece o posto modelo e o Posto Ecológico 2.0 da Zeppini Ecoflex, está na hora de adequar o seu posto de serviços às novas necessidades da sociedade e do planeta. E quando se trata de soluções e sustentabilidade para posto de serviços, a Zeppini é especialista no assunto.

Para conhecer as outras soluções da Zeppini Ecoflex para o seu posto clique aqui.

Deixe seu comentário