[photopress:investigacao.JPG,thumb,centered]

O editorial do jornal O Estado de S.Paulo de hoje, 19 de junho, traz um dado alarmante sobre a contaminação do solo nas áreas urbanas. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) mantém, há cinco anos, um Cadastro de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo. A informação mais preocupante é que o número de áreas contaminadas cresceu nove vezes em apenas cinco anos.
Em 2001, eram 255 áreas afetadas. Em 2007, última medição, esse número cresceu para 2.272 áreas contaminadas.

Ainda mais grave é a informação de que os postos de serviço são os responsáveis por 77% dos casos de infiltração de produtos químicos que contaminam o solo. Áreas industriais respondem por 14% e áreas comerciais, por 5%.

O chamado mapa da poluição do solo paulista começou a ser desenhado a partir da Resolução Conama 273 que, em 2000, instituiu o programa de licenciamento dos postos de gasolina, exigindo a investigação da situação ambiental de cada unidade, por meio de estudo do subsolo e do lençol freático. Desde então, autoridades, entidades e várias empresas do setor se organizaram com diversas ações para tentar reverter essa situação calamitosa.

O poder público intensificou a fiscalização e por isso, vários casos de contaminação do solo chegaram ao conhecimento público. No ano passado, uma série de reportagens da Rede Globo e de jornais de grande circulação, chamaram a atenção da sociedade para o problema. Agora, as mesmas entidades continuam a lutar para que todos os postos brasileiros se enquadrem na nova legislação e mais do que isso, que operem sem qualquer risco de contaminação do meio ambiente.

Zeppini desenvolve treinamentos e novos produtos

A Zeppini, líder na fabricação de equipamentos para postos, criou diversos programas de treinamento para profissionais do setor e desenvolveu uma linha de produtos para evitar vazamentos de combustíveis e proteger o meio ambiente, sem frear essa importante atividade econômica. No espaço de um ano foram treinados centenas de instaladores de postos em todas as regiões do país, foi criado um Campo de Provas na sede da empresa, em São Bernardo do Campo, para simular as instalações de um posto e o trabalho contínuo de instrução e treinamento já chegou a outros países da América Latina. A comunicação tem sido outra aliada do Grupo Zeppini para difundir estas iniciativas por meio da Internet, pelo seu blog e também pela importante ferramenta da TV Corporativa, disponível no site da empresa.

Ainda de acordo com o editorial do Estado de S.Paulo, a parceria entre a Prefeitura de S.Paulo e a Cetestb, já gerou importantes resultados como o Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas, especialmente recomendado aos proprietários de postos de combustível. O documento tem instruções sobre a chamada ”remediação dos terrenos” que foram contaminados por causa de manutenção falha dos tanques de combustíveis ou da manipulação inadequada de elementos poluentes, explica o editorial. O processo de recuperação do solo é lento e dispendioso, mas possível e necessário.

Veja matéria publicada no jornal Estado de São Paulo em 19 de junho de 2008:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080619/not_imp192201,0.php

Deixe seu comentário