A poluição decorre da falta de responsabilidade e compromisso com o planeta em que vivemos. Uma das questões preocupantes para as gerações futuras é a poluição do solo e da água causada por resíduos de postos de serviço, muitas vezes jogados no meio ambiente sem tratamento ou preparação adequada. Instalações antigas ou mal feitas também podem causar vazamentos e contaminar ecossistemas inteiros, com danos praticamente irreversíveis.
No entanto, a utilização de materiais de qualidade e aplicação de engenharia especializada ajudam a zerar qualquer possibilidade de acidente ecológico nos postos de serviço.

[photopress:76_file.jpg,thumb,pp_image]

Solução em equipamentos

O ideal é que todos os postos tenham um sistema de purificação para tratar o material recolhido como a água e o sabão (usados na lavagem de automóveis e do próprio posto), resíduos de combustível (o diesel, álcool e gasolina) e substâncias sólidas (embalagens de produtos inflamáveis), para contribuir com o meio ambiente e promover a reutilização da água.

A Zeppini, por exemplo, é pioneira no mercado para o tratamento de resíduos com o sistema de “caixa separadora”, constituído por quatro dispositivos: o primeiro é uma caixa de retenção de partículas, que separa os materiais sólidos; no segundo, ocorre a separação do óleo da água. O óleo é então conduzido então a um terceiro reservatório, que não tem saída e precisa ser limpo periodicamente, e a água vai para uma última caixa, de onde é liberada na rede de tratamento de esgoto.

Outra solução da Zeppini são os mecanismos de vedação que protegem toda a instalação do posto de serviço, no caso de vazamento de combustíveis. A tecnologia da empresa é nacional, e tem certificação da UL (entidade certificadora de qualidade mundial) além da atender todas as normas e resoluções ambientais e de segurança.
Hoje, a tecnologia Zeppini na fabricação de produtos de qualidade já é reconhecida em mais de 60 países da América, Europa, Ásia, África e Oceania.

Importância para a preservação do planeta

Abastecer o automóvel é um gesto aparentemente banal. Mas envolve uma série de mecanismos complexos desde o gatilho de abastecimento até o tanque de combustível. Os possíveis resíduos químicos originados neste gesto banal podem contaminar milhões de litros água e o solo num raio de dezenas de quilômetros. Para evitar uma grande tragédia ambiental, governos, entidades e industrias já se uniram a fim de criar mecanismos legais e produtos que atendam a um conjunto de normas de segurança.

A resolução 273 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), por exemplo, estabelece que a instalação de um posto de serviço deve ser planejada para evitar vazamentos, obsolescência dos sistemas e falta de manutenção que transforma o posto num potencial poluidor ou gerador de acidentes.

A gestão dos resíduos é importante para evitar a degradação do planeta e promover o reaproveitamento da água usada. É uma questão de responsabilidade dividida entre técnicos instaladores, donos de postos e das próprias empresas que fabricam estes equipamentos. Afinal, a corrida pela preservação ambiental depende do engajamento de todos. Por isso, usar equipamentos certificados e fabricantes renomados, mão de obra especializada para o projeto e para a manutenção das instalações, é garantia de uma operação segura e tranqüila por vários anos, sem qualquer risco de dano ambiental.

Deixe seu comentário