Tratamento de Efluentes: o que é e como realizar

Você sabe o que é tratamento de efluentes e a importância disso para o meio ambiente? Leia este

Você sabe o que é tratamento de efluentes e a importância disso para o meio ambiente? Leia este artigo para saber mais sobre esse assunto.

Para falar de tratamento de efluentes, primeiro é preciso entender que existem dois tipos de efluentes: o doméstico e o industrial. Quando falamos de efluentes industriais, eles podem variar de acordo com o tipo de produção que aquela empresa realiza, podendo ser diversos tipos de óleos, metais pesados e muitas outras substâncias. Normalmente, os efluentes industriais são muito poluentes e por isso, precisam receber tratamento antes de voltar ao meio ambiente para evitar contaminação.

Como normalmente são substâncias altamente poluentes, o tratamento de efluentes industriais passa por uma série de processos químicos, físicos e biológicos a fim de eliminar quaisquer contaminantes presentes. O objetivo do tratamento de efluentes é produzir água limpa ou ao menos reutilizável, e resíduos sólidos (lodo) que possam ser utilizados como matéria-prima em outros processos.

Após o tratamento, devem seguir para o descarte adequado, que deve estar em conformidade com as licenças ambientais do local.

 

O que é o tratamento físico-químico?

 

Esse tipo de tratamento de efluentes é o mais comum no setor industrial. Ele é o responsável por tratar diversos tipos de óleos, água contaminada, soluções ácidas e alcalinas, metais pesados e muitas outras substâncias. Através da separação de fases, sólidas e líquidas, o tratamento físico-químico consegue fazer a remoção de contaminantes.

Existem outros diversos tipos de tratamento, como a quebra ácida, precipitação química, redução e oxidação. Cada tipo de efluente recebe um tratamento específico, que é determinado de acordo com a legislação vigente para cada setor e local, sempre visando o menor impacto ambiental possível.

 

O que é o tratamento biológico?

 

O tratamento biológico pode ser caracterizado como o tratamento de tudo aquilo que contém algum tipo de vida: caixas de gordura, fossa séptica, chorume de aterro, efluentes industriais que sejam biodegradáveis.

Como o nome já indica, o tratamento biológico é feito por meio de bactérias e microorganismos que têm a capacidade de consumir a matéria orgânica poluente através do seu processo respiratório. Normalmente, esse processo ocorre em lagoas de aeração, que são equipadas com milhares de difusores de ar que são os responsáveis por fornecer todo o oxigênio necessário. Após esse processo, o efluente passa para as lagoas de decantação, onde o material sólido e flocos biológicos sofrem decantação e forma o lodo de esgoto.

Um ponto que é importante ressaltar é que muitos efluentes biológicos são provenientes do tratamento de efluentes físico-químicos. Dessa forma, a depender do efluente em questão, ele precisa passar pelos dois tipos de processos para então poder ser descartado.

 

Como funciona o tratamento de efluentes oleosos?

 

O processo de tratamento de efluentes oleosos pode ser considerado bastante simples e também pode ser realizado no local onde o óleo é descartado, caso exista um equipamento próprio para isso no local.

No tanque onde está armazenado o efluente contaminado com o óleo acontece a separação da água e do óleo, que perde a aderência devido a velocidade. Assim que os dois separam, água e óleo possuem destinos diferentes. 

O óleo separado proveniente de postos de serviços, podem ser refinados e armazenados. Quanto à água, quando tratada por completo e livre de impurezas, pode ser reutilizada ou voltar ao meio ambiente, desde que não agrida o solo ou o meio ambiente. Viu só como é simples?

 

Sistema de Tratamento de Efluentes Oleosos da Zeppini Ecoflex

 

O tratamento de efluentes oleosos é de suma importância para o meio ambiente, afinal, todos já estão cansados de saber que o óleo é um grande poluente para a água, lençóis freáticos e meio ambiente em geral.

Como a Zeppini Ecoflex se preocupa com a sustentabilidade e com o meio ambiente, desenvolvemos o Sistema de Tratamento de Efluentes Oleosos para garantir a separação e tratamento correto dessa substância.

Separamos todos os componentes que fazem parte desse sistema para você conhecer!

 

Caixa Separadora de Água e Óleo

 

Tratamento de efluentes

Caixa Separadora de Água e Óleo

 

Esse equipamento é importante e extremamente necessário para realizar o tratamento dos efluentes oleosos. Ele é fundamental para todos os estabelecimentos que trabalham com óleos e graxas, já que ele realiza a adequação do efluente para que, posteriormente, a água e o óleo sejam direcionados.

As Caixas Separadoras de Água e Óleo são produzidas de acordo com as normas nacionais e internacionais, a NBR 14605 e a CONAMA 430, que garantem a realização do tratamento de efluentes oleosos com alto desempenho. Além disso, esse equipamento da Zeppini Ecoflex proporciona mais praticidade na manutenção e instalação.

Esse equipamento está disponível em diversos modelos, atendendo a vazões 1.000 litros por hora até a 12.000 litros por hora.

 

Módulo para Separação de Sólidos – Gradeador

 

Tratamento de efluentes

Módulo para Separação de Sólidos (Gradeador)

 

O Módulo de Separação de Sólidos da Zeppini Ecoflex é um equipamento que é utilizado logo no início do Sistema Separador de Água e Óleo. Ele tem a finalidade de remover sólidos maiores do efluente para que somente o óleo e a água sejam direcionados para a Caixa Separadora de Água e Óleo. Esses sólidos podem ser pedras, bitucas de cigarro, folhas, entre outros

Nosso Gradeador é composto, basicamente, de um corpo em polietileno e um cesto interno que é removível, e é o responsável por reter elementos os sólidos do efluente que serão descartados posteriormente. Esse módulo como um todo aumenta a eficiência do processo de tratamento, não permitindo que estes resíduos sólidos interfiram no tratamento.

 

Módulo Medidor de Vazão com Coleta de Amostras

 

tratamento de efluentes

Módulo Medidor de Vazão com Coleta de Amostras

 

Este outro módulo é composto por um corpo principal que é dividido por um vertedouro, e tem como objetivo criar um ambiente que seja propício para coletar amostras que permitam avaliar qual o desempenho do Sistema Separador de Água e Óleo. E ele também mede a vazão na qual o sistema está operando durante a coleta, como uma forma de validar a amostra.

Além disso, esse medidor conta com uma escala no interior do seu corpo e uma tabela na tampa, para confirmar a vazão em que o sistema está operando durante a coleta de amostras. Outro ponto positivo, é que ele permite que as amostras sejam retiradas sem o contato direto do frasco com o equipamento, eliminando assim a probabilidade de contaminação por impurezas que possam alterar o resultado da análise.

Módulo para Coleta de Óleo

 

tratamento de efluentes

Módulo para Coleta de Óleo

 

Esse equipamento fica posicionado ao final do Sistema Separador de Água e Óleo. Ele permite armazenar, temporariamente, os resíduos oleosos que são provenientes do processo de tratamento para que sejam descartados posteriormente.

Esse módulo é um equipamento ideal para realizar a coleta do óleo ao final do processo de tratamento. Ele abriga em seu interior uma tubulação e um registro que permite direcionar o fluxo de óleo presente na Caixa Separadora para o interior do módulo. Posteriormente, o óleo é enviado para descarte ou reprocessamento, conforme a legislação vigente no local.

Câmaras de Calçada para o Sistema Separador de Água e Óleo

 

 

tratamento de efluentes

Câmaras de Calçada para Sistema Separador de Água e Óleo

 

As Câmaras de Calçada tem como objetivo proteger todos os componentes do Sistema Separador de Água e Óleo e permitir acesso à tampa para a limpeza do equipamento. Ele é instalado ao nível da pista de tráfego.

Essas Câmaras possuem uma elevada resistência mecânica e também estão disponíveis em diferentes versões: a de aço para áreas que são trafegáveis por veículos e a de ferro para não trafegáveis. Ambos os modelos possuem superfície antiderrapante.

Se você quer conhecer mais sobre o Sistema de Tratamento de Efluentes Oleosos e outros produtos, é só clicar aqui: http://www.zeppini.com.br/site/pt/home

Deixe seu comentário