A Zeppini destacou sua presença nos maiores eventos do setor de petróleo e combustíveis durante os meses de setembro e outubro. Após a matéria na Gazeta Mercantil, sob o título “Postos ecológicos”, outras publicações como Jornal do Brasil (Rio de Janeiro) e Consumidor RS também veicularam o tema.

Após a participação da companhia na Expo Petro, em Gramado, a Zeppini também conquistou espaço na mídia local gaúcha. Jornais como Correio do Povo (Porto Alegre) e Jornal do Comércio (Porto Alegre), além dos sites Resan e O Pioneiro destacaram o evento que mobilizou empresários de todas as partes do Sul do Brasil.

A Zeppini informa a seguir o funcionamento e aplicação de uma caixa separadora de água e óleo. O equipamento pode ser aplicado em inúmeros estabelecimentos além dos postos de serviço e representa um grande avanço para a preservação ambiental, ao evitar a contaminação da água e auxiliar no correto tratamento dos efluentes.

CAIXA SEPARADORA DE ÁGUA E ÓLEO ZEPPINI MODELO ZP-2000

O que é uma Caixa Separadora de Água e Óleo (CSAO)?

A CSAO é um equipamento que tem como principal função realizar o tratamento da água proveniente de ambientes que contenham resíduos oleosos como oficinas mecânicas, postos de serviços ou indústrias.

Para aumentar sua eficiência, a CSAO da Zeppini utiliza o fenômeno físico da coalescência para separar os óleos livres presente na água, devolvendo ao meio ambiente efluentes limpos, ou seja, com uma concentração de óleo menor que 20mg/L conforme legislação brasileira.

Porque devo utilizar a CSAO?

· Impede o lançamento de óleo na natureza (rios, lagos, mar, solo), proporcionando a preservação do meio ambiente.
· Atendimento à Legislação Brasileira conforme NBR 14605 que exige a utilização de tratamento prévio dos efluentes antes de seu lançamento na rede de esgoto.

Como eu sei se a CSAO funciona mesmo?

· A CSAO deve ser testada em laboratório conforme procedimentos descritos na NBR 14605 para verificar se os efluentes têm concentração menor que 20mg/L
· Estes testes têm dois objetivos. O primeiro é determinar se o projeto e a fabricação do produto atende as normas e regulamentações. O Segundo é garantir que todos os sistemas serão produzidos da mesma forma, garantindo o mesmo resultado de desempenho.
· Observar que Testes de concentração não são os mesmos daqueles realizados para checagem da qualidade da água. Tais testes são específicos e simulam as condições de operação em que a Caixa Separadora será submetida quando em operação.

Por que adquirir uma Caixa Industrializada e não construir uma Caixa de Alvenaria diretamente no terreno ?

· As Caixas Industrializadas seguem um projeto aprovado por testes, e são produzidas seguindo um padrão. Isso garante que todas terão em campo o mesmo desempenho verificado em Laboratório.
· As Caixas Industrializadas são de fácil instalação, operação e manutenção, o que motiva sua correta utilização e garante uma performance superior.
· A Caixa de Alvenaria pode apresentar rachaduras e trincas devido à movimentação freqüente do solo e subsolo, o que pode ocasionar contaminação do solo e conseqüentemente dano ambiental acarretando multas e autuações.
· A Caixa de Alvenaria é de difícil limpeza e manutenção, logo sua operação e performance podem ficar comprometidas caso não tenha manutenção adequada.

Quais as Vantagens da CSAO da Zeppini®

· Pode ser instalada diretamente no solo, não necessitando de sarcófago de alvenaria, o que reduz significativamente o tempo e custo da obra.
· É construída integralmente com componentes plásticos (Polietileno) de alta resistência mecânica e durabilidade, o que elimina danos devidos à corrosão, e principalmente as rachaduras e trincas que são comuns nas caixas de alvenaria.
· Todas as partes móveis internas do equipamento são facilmente removíveis, facilitando a manutenção e operação do sistema.
· Possui coletores internos de óleo que facilitam e torna rápida a operação de remoção do óleo da caixa.
· Utiliza o sistema de Elementos Coalescentes que proporcionam maior eficiência do equipamento, ou seja, retira mais óleo do que os equipamentos convencionais.
· É dimensionada para suportar uma vazão de 2000L de água por hora, abrangendo a maior parte das aplicações possíveis.
· O Sistema CSAO Zeppini® foi projetado em atendimento à norma brasileira NBR 14605 e com base na norma americana ASTM D 6104-1997 (Rev. 2003).
· A CSAO Zeppini® possui laudo técnico do Grupo Falcão Bauer que é um dos mais respeitados laboratórios da América Latina.
· A CSAO ZP-2000 Zeppini® foi submetida a testes de laboratório em sua vazão máxima e a concentração de óleo em seu efluente foi inferior a 20mg/L, o que está em atendimento ao previsto na legislação CONAMA 273.

Casos de Sucesso da CSAO ZP-2000

· Em muitos países além da concentração inferior a 20mg/L outros requerimentos são solicitados para certificação de uma Caixa Separadora. Níveis de Oxigênio da água, o Ph são alguns dos critérios exigidos além da concentração. As Caixas Zeppini® além de atender aos níveis de concentração também estão aptas a atender diversos outros requerimentos solicitados em diversos países.
· A Zeppini® tem fornecido o Sistema CSAO ZP-2000 para diversos países, sendo que o princípio e conceito do Sistema CSAO Zeppini® tem servido de referência e base para criação de normas e legislações em alguns destes países.

Deixe seu comentário