As construções sustentáveis estão cada vez mais populares no Brasil e no mundo. Os diversos problemas causados pelo desgaste do meio ambiente fizeram com que a população se atentasse para a aplicação de medidas sustentáveis em suas atividades.

O Brasil é um dos países que mais têm investido em sustentabilidade. No ano passado, o país conquistou o terceiro lugar no ranking mundial de empreendimentos com certificados LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) de ecoeficiência, de acordo com o órgão certificador Green Building Council (GBC).

Apenas em 2014, 82 empreendimentos receberam o selo de sustentabilidade emitido pelo órgão, enquanto outros 135 empreendimentos foram registrados e estão em processo de aprovação. O país só fica atrás dos Estados Unidos, que contaram com 21.738 edificações certificadas, e da China, que teve 581 certificações neste mesmo período.

Segundo o GBC Brasil, se considerados dados históricos, São Paulo é o estado com maior número de pedidos registrados de certificações, com 530 processos em andamento e 144 aprovados. Em segundo lugar, aparece o Rio de Janeiro, com 174 registros e 31 certificados; e o Paraná fica em terceiro, com 64 processos e 14 selos.

Para a retirada do selo são avaliados diversos aspectos sustentáveis, entre os mais importantes estão a otimização no consumo de energia e água.

A Zeppini Ecoflex é uma empresa que oferece diversas soluções que podem contribuir com a conquista do selo, pois permitem o uso de fontes alternativas de água, tratamento de efluentes gerados, reúso de água e o consumo racional de energia.

Confira mais sobre as soluções Zeppini Ecoflex em: www.zeppini.com.br, e conheça mais detalhes sobre a certificação LEED em uma matéria especial que fizemos para nosso blog: http://zeppini.com.br/zeppini/2013/06/20/voce-conhece-o-leed/