[photopress:untitled.JPG,full,centered]
Solução poderá reduzir até 70% das emissões de CO2 na cidade usando o combustível vegetal
A prefeitura de São Paulo assinou hoje um protocolo de intenções, que dará início à substituição da frota de ônibus movidos a diesel do sistema público de transporte paulistano por veículos movidos a etanol. O projeto foi assinado em parceria com as Secretarias Municipais de Transportes e do Verde e Meio Ambiente, Cosan, Scania, Viação Metropolitana e União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Atualmente a cidade tem uma frota de 15 mil ônibus, quase 95% deles movidos a diesel, e 5% elétricos.
De acordo com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, os primeiros 50 ônibus estarão nas ruas até maio de 2011. O principal objetivo da prefeitura é de que até 2018 todo o transporte público seja movido por biocombustível, seja etanol, seja o biodiesel ou outras combinações. “Podemos reduzir em 10% ao ano a utilização de diesel no transporte público, afirmou o Kassab.
A fabricação dos coletivos ficará sob encargo da Scania e o combustível será fornecido pela Cosan. Segundo Kassab, os recursos para fazer a mudança virão das multas aplicadas nos veículos que não fizerem a inspeção veicular. Para isso serão instalados radares capazes de fazer a leitura de placas dos veículos irregulares.
Além disso, uma parte dos recursos virá do setor sucroalcooleiro, que cobrará um preço fixo para o etanol, o que ajudará a tornar o projeto realidade.
Fonte: o Globo