Matéria publicada no site do Jornal Diário de Natal

Lojas de conveniência, um filão inexplorado no Nordeste

Um verdadeiro filão do setor de postos de combustíveis. E um filão que no Brasil, e no Nordeste mais especificamente, ainda tem muito a ser explorado. Assim é o segmento de lojas de conveniência – aquelas onde a gente vai comprar uma água, um sorvete ou uma revista enquanto o frentista abastece o carro ou verifica o nível do óleo. Segundo dados apresentados ontem na Postos e Conveniência 2008 (feira e congresso do setor que está sendo realizada em Natal até hoje), no Nordeste brasileiro apenas 15% dos postos de combustível dispõem desse tipo de loja. Em países como Argentina e Chile, este percentual passa dos 40%.

Este descompasso leva os especialistas a afirmarem que, no Brasil, esse mercado deve crescer em torno de 25% por ano já a partir de 2008. Atualmente, o setor realiza mais de 500 milhões de transações por ano e tem um faturamento de R$ 2,2 bilhões. Além disso, recolhe mais R$ 310 milhões em impostos e gera mais de 185 mil empregos diretos e indiretos.

‘‘Este, sem dúvida, é um mercado no qual ainda podemos crescer bastante’’, afirma o presidente do grupo Zeppini – que produz equipamentos e softwares para estas lojas -, Carlos Alberto Zeppini, que é também presidente da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviço (Abieps).

Mas nem só de números e projeções de mercado vive a Postos e Conveniência 2008. Equipamentos e soluções inovadoras no segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência também estão reunidos no Centro de Convenções de Natal, onde o evento está sendo realizado (pela primeira vez no Nordeste e fora do eixo Rio-São Paulo).

Entre as novidades apresentadas na feira está a caixa separadora de água e óleo, desenvolvida para combater problemas ambientais causados pelo despejo incorreto de água poluída misturada ao óleo diretamente no solo. De acordo com Carlos Alberto Zeppini, esse equipamento já existe no mercado brasileiro, mas agora está sendo remodelado. O empresário explica que o nível de adequação ambiental ainda está em crescimento no Nordeste e apenas 15% dos postos estão adequados.

Para o presidente da Abieps, a presença da feira no Nordeste é de grande importância, tendo em vista que a região concentra 27% do mercado de postos de combustíveis do país e cerca de 14% das lojas de conveniência. ‘‘A gente não poderia deixar o Nordeste de fora. Aqui tem um pessoal carente de informações. Nas feiras que realizamos em São Paulo, apenas 2% dos visitantes são do Nordeste’’, afirmou.

tecnologia

A empresa Dresser Wayne trouxe à Natal uma tecnologia para gerenciamento de postos de combustíveis, o Fusion Universal Site Controller, um link que fornece controle completo de vários dispositivos por meio de um software capaz de gerenciar as bombas de combustíveis. Outra novidade apresentada pela empresa é a Global Vision, uma bomba dotada de um pequeno monitor, no qual podem ser exibidos vídeos diversos. ‘‘Essa mídia pode ser utilizada independente da bomba, exibindo campanhas publicitárias e qualquer outro vídeo. Esse equipamento será comercializada no Brasil no segundo semestre de 2009’’, afirmou o técnico de suporte da Wayne, Marcos de Oliveira

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