Investimento é válido para adequação às mudanças exigidas pela Resolução Conama

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), disponibiliza aos donos de postos, instaladores e profissionais do segmento uma linha de crédito que pode chegar a R$ 250 mil para a compra de equipamentos. A vantagem de financiar via BNDES são os juros baixos. A taxa média de juros usando o cartão, gira em torno de 1,13%, valor bem inferior à maior parte dos financiamentos disponíveis no mercado. O prazo mínimo para o financiamento é de três meses e o máximo de 36 meses.

[photopress:bndes_1_2.jpg,full,centered]

Empresas como a Zeppini aceitam esta modalidade de pagamento, que é uma das formas mais acessíveis de se obter financiamento no mercado. Durante a Expo Postos 2009, por exemplo, um agente de crédito esteve disponível no estande da empresa para atender os interessados em adquirir o cartão BNDES.

Sobre a Resolução do Conama

As determinações da Resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) que exigiram a instalação de equipamentos para melhorar a proteção contra danos ambientais, entraram em vigor no ano 2000. A partir desse ano, os revendedores de combustíveis tiveram que adequar as instalações com a compra de novos equipamentos. Além de tanques subterrâneas de paredes duplas, a lista de equipamentos exigidos nos postos modernos inclui: tubulação não-metálica; câmaras de contenção sob as unidades de abastecimento e de filtragem; flanges de vedação; tubos flexíveis metálicos; dispositivos para descarga selada; válvulas antitransbordamento; válvulas de esfera flutuante; válvulas de segurança para mangueira, entre outros itens.

[photopress:posto_conama.jpg,full,centered]

Desde o começo do século os revendedores de combustíveis brasileiros já investiram cerca de R$ 5,25 bilhões apenas em prevenção de danos ambientais em postos de serviços. Apesar do elevado valor investido, a expectativa é de que os investimentos sejam muito maiores nos próximos anos. Até 2008, cerca de 45% dos postos existentes no início de 2001 passaram pelo processo de adequação ambiental e cerca de 16 mil postos ainda devem reformar suas instalações.

Deixe seu comentário