A instalação de um posto de serviço requer o cumprimento às normas vigentes, como a Resolução 273 do Conama, que trata de questões ambientais. Para preservar os recursos hídricos e solo, os donos de postos tem grande responsabilidade sobre sua atividade, e por isso alguns cuidados são fundamentais. A matéria da revista Combustíveis & Conveniência (edição de fevereiro/10) aborda a questão da adequação ambiental, as normas e resoluções e os desafios para todo o segmento diante desta realidade.
A manutenção é fundamental para garantir o correto funcionamento dos equipamentos como tanques, bombas, reservatórios e conexões. Esta manutenção, feita sempre de forma preventiva, e por profissionais devidamente capacitados, evita qualquer dano ambiental que possa prejudicar a atividade. Os profissionais responsáveis por este serviço também devem conhecer as normas e leis vigentes, para indicar a instalação, conserto ou adequação, de forma correta.
[photopress:Reforma_1.jpg,full,centered]
O melhor caminho para o dono de um posto é fazer a adequação prévia, que é segura para a sua atividade e também para o meio ambiente. Em caso de vazamento de combustível no solo ou contaminação do esgoto, os estragos são significativos e os gastos com remediação do solo, multas, etc são altos. No caso de contaminação do solo, são usados produtos que reagem com o solo, e parte dele precisa ser retirada para a descontaminação. No caso da água, o vazamento de óleo e combustíveis pode inutilizar os recursos hídricos de uma comunidade inteira.
[photopress:Reforma_2.jpg,full,centered]
Por isso, é importante que seja realizada a instalação dos equipamentos de proteção ambiental que atendam as normas de segurança e qualidade. Além disso, é preciso fazer a manutenção preventiva e monitorar o funcionamento da instalação para evitar acidentes ambientais, e assim tornar a operação de abastecimento e armazenamento de combustíveis cada vez mais segura em todo o país.
Como tornar viável este investimento?
Para fazer a adequação ambiental algumas opções de financiamento com juros baixos estão disponíveis nas instituições financeiras com taxas reduzidas. Outro incentivo é o cartão do BNDES, com crédito facilitado dirigido principalmente para as micro empresas.
De fácil aquisição, estas linhas podem ser obtidas por meio do site https://www.cartaobndes.gov.br/cartaobndes/. O Cartão do BNDES tem parceria com instituições como a Caixa Econômica Federal, Banco Bradesco, Banco do Brasil, Nossa Caixa, Visa e Master Card. Atualmente, as taxas de juros do cartão estão fixadas em 0,97% ao mês.
Confira a matéria completa da revista Combustíveis & Conveniência.