[photopress:imagesCA10WWRZ_1.jpg,full,centered]
Já está a venda a nova geração do etanol em alguns postos de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. O novo produto tem aditivos especiais e componentes importantes para o bom funcionamento do motor. Os aditivos ajudam a proteger o motor e a limpar os bicos injetores e válvulas, com melhores resultados e mínimo desgaste das peças mecânicas que sofrem principalmente durante as partidas com motor frio e com a corrosão provocada pelo etanol.
Para os automóveis flex, o produto é uma alternativa para a proteção do sistema, pois contém detergentes anticorrosivos, antiespessantes e lubrificantes em sua fórmula. O etanol aditivado protege o sistema de alimentação de combustivel, como a bomba, mangueira de alimentação, sistema de gerenciamento dos bicos injetores e das válvulas.
Segundo testes realizados no Instituto Mauá de Pesquisas, a opção aditivada é até 46% mais eficiente do que o etanol comum com diversas vantagens para o consumidor que poderá evitar gastos futuros com reparos mecânicos. Entretanto, o rendimento das duas versões do etanol são equivalentes e em geral 30% menor do que a mesma qualidade de gasolina. Ainda assim, o etanol da cana de açúcar é considerado sustentável, pela sua origem renovável e que polui 80% menos em relação aos derivados de petróleo.
No entanto, seu seu preço é superior ao etanol comum – o valor do litro custa, em média, 7% a mais. Em São Paulo, onde o etanol custa em média R$ 1,45 o litro, a versão aditivada é oferecida por R$ 1,60.
Projeto ‘Agora’ divulga vantagens do etanol no Salão do Automóvel
[photopress:preview_salao_1.jpg,full,centered]
Visitantes do Salão do Automóvel, que começa hoje em São Paulo, terão a oportundiade de conhecer o projeto Agora. Através de telas interativas, um cinema 3-D, ferramentas multimídia intuitivas e um concurso que vai premiar o vencedor com um carro flex zero quilômetro, os visitantes terão a oportunidade de conhecer melhor o que está por trás do combustível renovável mais bem-sucedido do mundo, que é o etanol de cana-de-açúcar produzido no Brasil.
Na “Sala Interativa,” diversas telas sensíveis ao toque (touch screen) apresentarão uma série de informações ilustradas a respeito da produção e uso de etanol no Brasil e do número crescente de novas vertentes tecnológicas que envolvem a cana-de-açúcar. A Usina Virtual, ferramenta intuitiva que vem gerando filas em eventos no Brasil e no exterior, detalha em segmentos de vídeo e em alta definição o funcionamento de uma usina de processamento de cana. Versões com narração em português e inglês estarão disponíveis.
No “Cinema 3-D,” um filme de 5 minutos será apresentado mostrando a evolução e o sucesso do carro flex no mercado brasileiro, e a expansão no uso do etanol para importantes categorias do automobilismo brasileiro, como a Stock Car e o Racing Festival (patrocinado pelo Banco Santander e WebMotors) e internacional, como a Fórmula Indy e o Rally Dakar. Por fim, o visitante poderá testar seus conhecimentos sobre o etanol no “Labirinto Canavial,” um verdadeiro labirinto com telas de vídeo espalhadas por um canavial transportado do campo para o Anhembi.
Fonte: Globo.com