[photopress:sem_t__tulo.JPG,thumb,pp_image]

O presidente Luis Inácio Lula da Silva vai à conferência em Roma, para defender a idéia de utilização do etanol como nova fonte de produção de combustível para mundo. O encontro reunirá dezenas de chefes de Estado na Agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Fontes e estudos apontam o etanol e o álcool combustível como uns dos principais responsáveis pela grande alto do preço dos alimentos, fato que gera preocupação na comunidade internacional que se vê diante de um perigo eminente de fome para 2 Bilhões de pessoas.

O principal objetivo do presidente é mostrar que ao contrário do produto americano, o brasileiro não resulta nesse crescimento nos preços. O etanol produzido nos Estados Unidos através do milho, demanda cerca de 10% da produção mundial de milho. Essa quantia equivale, por exemplo, a duas safras de milho no Brasil e com certeza contribui para o grande aumento de preços nos alimentos.

No ano passado houve um acréscimo de cerca de 37% no uso do milho americano para a produção de etanol ao contrário do que acontece no Brasil, onde não se reduz a produção de açúcar e nem invade-se a floresta amazônica para produzir combustível. Reinhold Stephanes, ministro da agricultura, afirmou que o Brasil tem 90 milhões de hectares para incorporar à agricultura sem a necessidade de desmatar a Amazônia.

Meio Ambiente

A questão ambiental também é muito discutida quando o assunto é a produção do etanol. Comparado com a gasolina, a queima de etanol reduz em mais de 80% a emissão de gases de efeito estufa. Trata-se da mais bem-sucedida experiência comercial em combustíveis para apaziguar o problema do aquecimento global.

Além disso, a alta produtividade da cana-de-açúcar para a produção de etanol é um ponto positivo. Segundo estudos do Pólo Nacional de Biocombustíveis, novas tecnologias podem duplicar a produção de energia por hectare no Brasil. O etanol feito da cana passou de 3 mil litros por hectare para 7 mil. A tendência é que em 2012 esse número suba para 12 mil litros.