A Zeppini realizou na semana passada, durantes os dias 16 a 18, o “Treinamento teórico e prático de equipamentos subterrâneos para postos de serviços”, em Manila e Cebu, nas Filipinas. O evento reuniu cerca de 120 profissionais de três países: China, Tailândia e Filipinas.

[photopress:Treinamento_Zeppini_Filipinas_2009_29.jpg,full,centered]

Durante os três dias de treinamento, os palestrantes Carlos Partênio, do Departamento Técnico da Zeppini e Marcello Cyrino, Gerente Comercial, apresentaram os produtos da Zeppini e todos os sistemas subterrâneos da instalação de um posto de combustível.

Na parte teórica, os palestrantes falaram sobre o funcionamento das instalações subterrâneas e as melhores formas de instalação e manutenção desses equipamentos. Já na parte prática, a primeira deste tipo realizada na região, os instaladores das companhias de petróleo fizeram a montagem dos equipamentos no próprio local do treinamento. O modelo de treinamento prático foi desenvolvido pela própria Zeppini, que em 2007 inaugurou um Campo de Provas em sua sede, em São Bernardo do Campo, e já treinou centenas de instaladores.

Ao longo do evento, a Zeppini também realizou reuniões com equipes de engenharia das companhias de petróleo participantes para esclarecer dúvidas conceituais a respeito dos produtos.


Diante das pressões pela redução das emissões de gases pelo tráfego aéreo, responsável por 2% de todos os gases de efeito estufa liberados na atmosfera, as companhias aéreas estão buscando alternativas para desenvolver um combustível sustentável.

Duas empresas aéreas, a Azul e a Embraer, já anunciaram que vão realizar, no início de 2012, o primeiro voo experimental – sem passageiros – com o uso de um querosene obtido da cana-de-açúcar. A Azul aceitou testar, em um dos seus jatos Embraer, o bioquerosene, que está sendo desenvolvido pela multinacional de biotecnologia Amyris.

[photopress:aviao_azul.jpg,full,centered]

O vice-presidente operacional da Azul, Miguel Dau, afirmou que ele mesmo vai pilotar o jato Embraer que será empregado no voo experimental. Para Dau, além de atender à necessidade de reduzir emissões, a diversificação da matriz energética da aviação reduz a insegurança em relação à flutuação da cotação internacional do petróleo, já que as companhias têm entre 30 e 40% do seu custo no combustível.

Se o teste der certo, o querosene de origem renovável poderá começar a ser produzido em escala industrial em 2013, como uma alternativa ao de origem fóssil, responsável pela alta carga de emissões de CO2 da aviação.

A busca pela sustentabilidade na aviação já tem mobilizado outras companhias aéreas. Esta semana, a Gol também anunciou sua entrada em um projeto de pesquisa de biocombustível para aviões – o Sustainable Aviation Fuel Users Group (Safug), o grupo de usuários de combustível de aviação sustentável, em português. O programa reúne empresas aéreas e provedores de tecnologia, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de novas fontes sustentáveis de combustível para aviação, alcançando seu uso comercial.


A Zeppini participou pela segunda vez da PEI, um dos maiores eventos do segmento de equipamentos para postos de serviços, realizado no final de outubro em Las Vegas, nos Estados Unidos. A PEI 2009 (sigla para Petroleum Equipment Institute) foi realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, e reuniu mais de 1.500 empresas expositoras de cerca de 80 países.

A Zeppini esteve presente com um estande no corredor principal da feira, onde expôs sua tradicional linha de equipamentos e acessórios para postos de serviços. A equipe da Zeppini esteve representada por Paulo Rogério Fernandez, diretor executivo, Marcelo Cyrino, gerente comercial e Fernando Serrano da equipe de comércio exterior.

Ao final do evento toda a equipe demonstrou satisfação com os resultados gerados, o movimento no estande foi intenso durante os 3 dias, que inclusive foram poucos para atender todos os interessados.

[photopress:4058099354_33669b49a4_1.jpg,full,centered]

Equipamentos e acessórios Zeppini na PEI 2009

Durante os três dias de feira, a Zeppini apresentou alguns lançamentos para o segmento de postos de serviços. Um dos destaques foi a Caixa Separadora de Água e Óleo ZP-1000, desenvolvida para combater os problemas ambientais causados pelo despejo incorreto de água misturada ao óleo diretamente no solo. O principal interesse que a ZP-1000 despertou foi que ela não é aplicável apenas em postos de serviços, mas também garagens de ônibus, oficinas, e diversos outros segmentos.

Outras novidades foram apresentadas no estande da Zeppini. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a Válvula de Pressão e Vácuo e a Válvula Anti-Transbordamento, que passaram a ser totalmente fabricadas pela Zeppini após a aquisição dos ativos da Joape no início de 2009.

Além da PEI, a Zeppini expõe seus produtos em outros eventos do segmento de petróleo como a ExpoPostos & Conveniências, Expopetro, Circuito Minas Petro, e também eventos regionais por todo o país. Entre os grandes eventos internacionais a Zeppini está presente na PEI (EUA) e Automechanika (Alemanha).


[photopress:PEI_USA_Las_Vegas_2009__33.jpg,full,centered]

Mais um website internacional destacou um dos lançamento da Zeppini na PEI 2009.

A Caixa Separadora de Água e Óleo Zp-1000 agora ganhou destaque no PetrolWorld.com, outro grande website internacional relacionado ao segmento de petróleo.

Semana passada alguns lançamentos da Zeppini na PEI 2009 já tinham sido relacionados entre as grandes novidades da feira pelo website www.petrolplaza.com.

Dessa vez a PetrolWorld além de destacar o lançamento da Zeppini, detalhou como ocorre o processo de separação da água e óleo.

Confira a matéria completa em:
http://www.petrolworld.com/latin-america-headlines/brazil-new-oil-water-separator-from-zeppini.html