[photopress:tecnologia16_5.jpg,full,centered]

A produção de etanol deve atingir a marca de 52,4 bilhões de litros do combustível na próxima década, de acordo com o Plano Descenal de Expansão de Energia, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética. O crescimento é equivalente a 78% se comparado aos números de 2009, já que, no ano passado, a produção foi de 22,8 bilhões de litros.

Com o forte aumento na demanda por veículos flex – cerca de 65% dos veículos novos são bicombustíveis -, o etanol passou a ser muito mais procurado pelos consumidores nos postos de serviço. Além disso, o preço do combustível vegetal tem sofrido algumas quedas, já que sua produção está em alta, se tornando mais competitivo no mercado do que a gasolina, que custa quase o dobro.

Entre as principais vantagens, publicadas em uma matéria no site Planeta Sustentável estão o fato do álcool ser um combustível renovável de origem vegetal (cana de açúcar), de poluir 75% menos que a gasolina, e que ao crescer, a cana reabsorve 30% do Co2 emitido pela queima dos motores na atmosfera. Além disso, a grande área disponível para o plantio no Brasil tornam o etanol uma alternativa viável, barata e cada vez mais procurada pelo consumidor brasileiro.

Com informações do jornal Brasil Econômico e site Planeta Sustentável


[photopress:Terminal_petrolifero___6030_1_2_3.JPG,full,centered]

Até o final de 2014, o estado de Mato Grosso terá o maior terminal de combustíveis do mundo. Semana passada, os representantes do Grupo Cosan se reuniram com a equipe da Secretaria de Fazenda do Estado, para apresentar o projeto.

Localizada no município de Alto Taquari, a construção do terminal, já começou e está bem adiantada. O local armazenará 200 milhões de litros de combustível. O objetivo do Grupo Cosan, é inaugurar alguns tanques com capacidade para 11 milhões de litros de combustível, até o final deste ano.

Em 2011, eles pretendem dobrar esse número e, conquistar a partir de 2013 a capacidade total de estoque que o terminal suporta.

Fonte: A Tribuna