[photopress:ulisses.JPG,full,centered]
Brasília sediará entre os dias 3 e 5 de agosto de 2010 a Feira Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência & Food Service, o maior e mais importante evento do setor do mercado no país. Para este ano, os organizadores do evento esperam 4 mil visitantes aos 56 expositores no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (CCUG), maior área de eventos do DF, com 54 mil metros quadrados.

A feira reunirá no CCUG proprietários de postos de serviços e lojas de conveniência das mais variadas regiões do Brasil, empresas de equipamentos para postos e grandes distribuidoras.

Paralelo ao evento será realizado o VI Fórum de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência & Food Service, com uma palestra e três painéis sobre temas atuais da área.

Com informações da Assessoria de imprensa do evento.


Entre os dias 11 e 12 de junho, a Zeppini Ecoflex, empresa líder na fabricação de equipamentos para postos de combustíveis na América Latina, reuniu cerca de 80 proprietários de postos de serviços na cidade de Natal/RN (aproximadamente 90% dos estabelecimentos da região), para um evento sobre adequação de postos de serviços às novas normas ambientais.

Além de palestras sobre a importância de utilizar equipamentos de proteção ambiental em postos de serviços, o evento promovido pela Zeppini Ecoflex contou com a participação de consultores técnicos, que instruíram empresários do segmento sobre a importância de utilizar equipamentos como reservatórios de contenção, válvulas, caixas separadoras de água e óleo, entre outros.

No local também foram realizados plantões de vendas, que contaram com a presença de algumas instituições financeiras em tempo integral, para apresentar aos proprietários de postos de serviços propostas que facilitam a aquisição dos produtos necessários para adequação.

O encontro contou com importantes visitas como, SEMURB (Secretaria Municipal de Meio-Ambiente e Urbanismo), Sindipostos/RN, e da promotora de justiça da 45ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Comarca de Natal.


[photopress:CAPA_LIVRO_ABIEPS.jpg,full,centered]

Ontem, dia 10/05, a ABIEPS (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviços), apresentou no Hotel Windsor Guanabara, no Rio de Janeiro, o Guia “Informações Gerais e Boas Práticas ABIEPS”.

O Guia busca contribuir para a melhor compreensão do funcionamento, instalação e uso dos equipamentos destinados a postos de combustíveis, fornecendo informações aos interessados sobre as particularidades de sua instalação nos estabelecimentos, em cumprimento à legislação vigente e preservação do meio ambiente.

Os idealizadores do Guia lançado pela ABIEPS foram Carlos Zeppini (presidente do Grupo Zeppini e ex-presidente da Abieps), Eduardo Hiluey, Lucian Galea e Sérgio Cintra.


[photopress:Folheto_Posto_Pddro.jpg,full,centered]

Entre os dias 11 e 16, os proprietários de postos de combustíveis de Natal podem assistir palestra sobre o cumprimento da legislação ambiental em seus estabelecimentos, tirar dúvidas e conhecer opções de financiamento.

O evento promovido pela Zeppini Ecoflex, conta com a participação do Sindpostos/RN, além da participação de consultores técnicos que irão instruir os proprietários de postos sobre como fazer a adequação nos próximos meses.

De acordo com os organizadores do evento, cerca de 50% dos donos de postos de Natal deverão comparecer ao seminário.

No evento os participantes poderão visualizar os equipamentos necessários para proteção ambiental, como Reservatórios de contenção, Válvulas, Caixas separadoras de água e óleo, Acessórios, entre outros equipamentos que evitam contaminação do solo.

Além disso, a Zeppini Ecoflex realizará plantões de vendas no local, que contará com a presença de algumas instituições financeiras em tempo integral, para apresentar aos proprietários de postos de serviços propostas para facilitar a aquisição dos produtos necessários para adequação.

Sobre a nova legislação

A partir de junho, os donos de postos de combustíveis na capital potiguar terão 180 dias para fazer adequação ambiental, e atender às normas de instalação e segurança em seus estabelecimentos.

A adequação ambiental, disposta em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) tem 50 normas que devem ser seguidas para evitar a contaminação do solo por combustíveis manipulados em postos e também o descarte de efluentes. As normas estabelecem, entre outras coisas, a instalação de equipamentos para evitar o vazamento de combustível e a separação de resíduos oleosos antes do descarte.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) criou um grupo de trabalho que irá fiscalizar as instalações dos postos na capital do estado, e caso sejam encontradas irregularidades, o dono do estabelecimento deverá fazer as mudanças necessárias dentro do prazo estipulado.

De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com a Procuradoria Geral do Estado, com a participação de representantes do Ministério Público, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipostos), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Corpo de Bombeiros, dispõe que os donos de postos devem fazer a adequação dos seus estabelecimentos no prazo de 180 dias.


[photopress:brum0227_eletroposto.jpg,full,centered]

Por iniciativa da BR Distribuidora, desde junho de 2009, o bairro na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, conta com o primeiro Eletroposto do Hemisfério Sul instalado em um posto de serviços, que oferece abastecimento para veículos elétricos utilizando energia gerada a partir de painéis solares fotovoltaicos.

A base para a geração de energia do eletroposto carioca, desenvolvida e instalada pela Energia Z, empresa do Grupo Zeppini, é formada por um conjunto de 28 módulos, agrupados em placas utilizadas para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica.

Esses dispositivos geram 184 volts em corrente contínua convertida por um inversor que gera, transmite e distribui energia elétrica alternada de 220 volts e oferecida para recarga de veículos em tomadas 110 ou 220 volts.

O eletroposto oferece recargas de uma a três horas ou ainda a troca de baterias descarregadas por um conjunto carregado, sem impactos negativos para o meio ambiente na cidade, onde estima-se que circulem mais de 320 veículos movidos a eletricidade.

A comemoração de um ano do Eletroposto acontece após a realização de um grande evento internacional no segmento de veículos com tecnologia verde, a 10ª edição do Challenge Bibendum, criado pela Michelin. O evento realizado no Rio de Janeiro é reconhecido como a primeira ação global em prol da mobilidade rodoviária sustentável, e busca reunir formadores de opinião, políticos, jornalistas, empresários e autoridades de todo mundo para discutir ações relacionadas ao futuro da mobilidade sustentável e infra- estrutura para abastecimento de veículos elétricos no Brasil.

“Com a realização do Challenge Bibendum no Rio de Janeiro, a expectativa é que os ideais de preservação e proteção ambiental sejam fortalecidos e que ações e investimentos com esses propósitos passem a ser realmente incentivados no Brasil” afirma Paulo Rogério Fernandez, Diretor Executivo do Grupo Zeppini.

A exemplo da cidade do Rio de Janeiro, o município de São Bernardo do Campo – São Paulo – também conta desde 2008 com os benefícios de um Eletroposto que tem capacidade para gerar 170 kWh/mês, e abastecer gratuitamente veículos elétricos em transito pela Estrada Sadae Takagi, local onde estão sediadas as empresas que formam o Grupo Zeppini.