[photopress:Folheto_Posto_Pddro.jpg,full,centered]
Entre os dias 11 e 16, os proprietários de postos de combustíveis de Natal podem assistir palestra sobre o cumprimento da legislação ambiental em seus estabelecimentos, tirar dúvidas e conhecer opções de financiamento.
O evento promovido pela Zeppini Ecoflex, conta com a participação do Sindpostos/RN, além da participação de consultores técnicos que irão instruir os proprietários de postos sobre como fazer a adequação nos próximos meses.
De acordo com os organizadores do evento, cerca de 50% dos donos de postos de Natal deverão comparecer ao seminário.
No evento os participantes poderão visualizar os equipamentos necessários para proteção ambiental, como Reservatórios de contenção, Válvulas, Caixas separadoras de água e óleo, Acessórios, entre outros equipamentos que evitam contaminação do solo.
Além disso, a Zeppini Ecoflex realizará plantões de vendas no local, que contará com a presença de algumas instituições financeiras em tempo integral, para apresentar aos proprietários de postos de serviços propostas para facilitar a aquisição dos produtos necessários para adequação.
Sobre a nova legislação
A partir de junho, os donos de postos de combustíveis na capital potiguar terão 180 dias para fazer adequação ambiental, e atender às normas de instalação e segurança em seus estabelecimentos.
A adequação ambiental, disposta em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) tem 50 normas que devem ser seguidas para evitar a contaminação do solo por combustíveis manipulados em postos e também o descarte de efluentes. As normas estabelecem, entre outras coisas, a instalação de equipamentos para evitar o vazamento de combustível e a separação de resíduos oleosos antes do descarte.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) criou um grupo de trabalho que irá fiscalizar as instalações dos postos na capital do estado, e caso sejam encontradas irregularidades, o dono do estabelecimento deverá fazer as mudanças necessárias dentro do prazo estipulado.
De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com a Procuradoria Geral do Estado, com a participação de representantes do Ministério Público, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipostos), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Corpo de Bombeiros, dispõe que os donos de postos devem fazer a adequação dos seus estabelecimentos no prazo de 180 dias.