[photopress:replan.jpg,full,centered]
A Petrobras informou na última semana que alcançou recorde histórico de processamento de 2 milhões e 20 mil barris/dia de petróleo em suas refinarias, superando o recorde anterior de 1 milhão e 942 mil, o que representa um aumento de 4%, segundo a matéria do jornal Valor Econômico em 09 de julho.

Como principal fator para o alcance desse nível de processamento do refino nacional, a Petrobras destacou o aumento de capacidade de referência da Replan (Refinaria de Paulínia, interior de SP), pela implementação de projeto na recente parada de manutenção realizada nessa refinaria e a elevada confiabilidade das instalações, o que permitiu um refino próximo das capacidades de referência. O processamento de petróleo garante fôlego para o mercado nacional e internacional para os quais a Petrobras exporta.

No município de Várzea Grande, no Mato Grosso, começa a operar esta semana uma nova base de armazenamento de combustíveis, que será operada de forma compartilhada entre as distribuidoras ALE, Meta, Jacar, Beta e Terra e representa investimento de R$ 9,5 milhões. A empresa Várzea-Grandense de Armazenamento de Petróleo (CVAP), anunciou que os tanques são capazes de armazenar 3,84 milhões de litros. Só a ALE prevê movimentar cerca de 50 milhões de litros por ano a partir do terminal. A base de armazenamento irá beneficiar os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Olímpia e Rondonópolis, informou o portal Energia Hoje.

[photopress:fotos_de_cuiaba_12.jpg,full,centered]