[photopress:Sem_t__tulo_1.jpg,full,centered]

Nos próximos dias 6 e 7 de junho, o Grand Hyatt Hotel de São Paulo, será palco da terceira edição do Ethanol Summit 2011, principal evento voltado para o etanol e os produtos derivados da cana-de-açúcar. O evento foi lançado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em 2007.

O objetivo do Ethanol Summit em 2011 é abordar a viabilidade dos carros elétricos e da possível associação dos motores flex (etanol-gasolina) com o elétrico. Além disso, o evento reunirá participantes e palestrantes de todos os continentes. O encontro terá como tema “Soluções para a Economia de Baixo Carbono”, e discutirá a viabilidade de uso de motores híbridos em grande escala.

Entre os assuntos discutidos estão as novas utilidades do etanol e da cana, o crescimento da bioeletricidade, o uso crescente do etanol da produção de bioplásticos, os avanços da tecnologia flex com o motor elétrico e da biotecnologia, entre outros.

Os temas abordados terão espaço em discussões e debates reunindo especialistas, empresários, pesquisadores e autoridades. Esse ano, o Ethanol Summit 2011 contará com a participação da presidente Dilma Roussef, do prefeito Gilberto Kassab, e do presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli, entre outras autoridades.


[photopress:20110401101400_cana_de_acucar_tecnologia_etanol.jpg,full,centered]

A Petrobras anunciou que vai investir US$ 1,9 bilhão na ampliação da produção de etanol até 2014. O objetivo é fornecer subsídios para que os usineiros e empresas interessadas na exploração do combustível possam ampliar a oferta de etanol combustível.

Segundo o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rosseto, “o Brasil passa por uma crise de oferta e nós enxergamos essa crise como uma oportunidade de crescimento”.

Em 2010 o preço do açúcar no mercado internacional levou muitas empresas a destinarem sua produção para exportação. Enquanto isso o etanol nos postos subiu em média 25% segundo a ANP.

A Petrobras é acionista do grupo Guarani, que tem sete unidades por todo o Brasil e tem capacidade para gerar 18,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano. Parte do investimento, será destinada a construção de uma usina em Colina, município de São Paulo, que terá capacidade para produzir 107 milhões de litros de etanol.

Com informações do jornal O Globo