Zeppini - lei para reuso de agua

Com o objetivo de evitar o desperdício em ambientes de lavagem automotiva e contribuir com a preservação da água, mais cidades brasileiras adotam lei para reúso de água desta atividade.

Apenas no ano passado, as cidades de São Paulo (SP), Sorocaba (SP) e Salvador (BA) aderiram ao projeto de lei que exige que postos de combustíveis e lava-rápidos implantem sistemas para captar, tratar e armazenar a água utilizada na lavagem de veículos.

Os empreendimentos que não implementaram as soluções necessárias para se adequar à legislação no período de adequação dado pelo órgão responsável de cada cidade podem receber multas, penalidades e até ter o alvará de funcionamento cassado, em caso de não regularização após reincidência de irregularidades na vistoria.

Para se adequar aos requisitos exigidos pela lei, o mercado conta com o reciclador de água Ampere da Zeppini Ecoflex, que pode tratar até 24 mil litros de água por dia e foi desenvolvido especialmente para lavagem automotiva. O equipamento possui uma central de gerenciamento que realiza diversas etapas do processo de tratamento de forma automática.

Além disso, o Ampere não exige adição de produtos químicos no processo de tratamento, reduzindo assim a necessidade de manutenção e reposição deste componente utilizado por equipamentos mais tradicionais com esta finalidade.

Para os empreendimentos interessados em passar a reutilizar a água de suas atividades, a Zeppini Ecoflex disponibiliza uma equipe de suporte, pronta para prestar consultoria e apresentar sugestões da melhor maneira de realizar a atividade.

Consulte a equipe Zeppini Ecoflex para mais informações sobre o equipamento.


Sistema Pluvi Zeppini Ecoflex

O aproveitamento da água da chuva é uma das opções para proporcionar o consumo racional e preservação da água. Após a grave crise hídrica vivida nos últimos anos, a atividade deixou de ser uma recomendação e se tornou uma necessidade.

Para atender esta finalidade, a Zeppini Ecoflex disponibiliza o sistema Pluvi em duas versões: Junior, para locais com menor área de captação, e Business, para locais com maior área de captação e demanda por consumo de água.

A aplicação de ambos modelos é muito simples, para o sistema Pluvi Business, basta conectar a descida da calha a um tanque de armazenamento de água bruta. Em seguida, este tanque deve ser conectado a uma ilha de funcionalidades onde estão concentrados filtro de areia e sistema de cloração. Por fim, a Ilha de Funcionalidades deve ser conectada a um reservatório de água tratada, para posterior utilização.

A aplicação do sistema Pluvi Junior é bastante similar, neste caso a descida da calha é conectada a uma Central de Tratamento, onde estão Gradeador, Filtro de Tela e Clorador, esta central pode ser posicionada sobre um tanque pulmão fornecido pela Zeppini Ecoflex ou um reservatório ou cisterna com maior capacidade adquirido a parte.

De acordo com a Gerente de Marketing da empresa, Solange Zeppini, uma das principais vantagens do equipamento é a facilidade de instalação. “Nossos sistemas são totalmente modulares e podem ser facilmente integrados às construções. A instalação é constituída basicamente por poucas conexões elétricas e hidráulicas, tornando simples a aplicação em empreendimentos novos ou já existentes”.

A água tratada pelo Sistema Pluvi pode ser aplicada em diversas atividades do dia a dia, como regas, limpeza de áreas comuns, lavagem de veículos, descarga em sanitários, irrigação, entre outras.

Para mais informações sobre o sistema, visite: www.zeppini.com.br/site/pt/produto/19/sistema-de-aproveitamento-de-aguas-pluviais–pluvi