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Na abertura da Expo Postos & Conveniência 2009, o governador de São Paulo, José Serra, visitou o estande da Zeppini e conheceu o funcionamento do sistema Hydroz, que faz a captação e armazenamento das águas pluviais. A solução pode ser aplicada em postos de serviço, oficinas e construções em geral, e serve como recurso para economia de água e preservação dos recursos hídricos.

Carlos Zeppini, presidente da Zeppini, mostrou ao governador a solução desenvolvida pela Zeppini com tecnologia 100% nacional. O presidente da entidade acompanhou a visita de José Serra aos estandes da Expopostos e explicou como funciona o novo sistema: captação das águas pluviais, filtragem, desinfecção e distribuição da água de forma automática. Seu reuso pode ser aplicado na lavagem da pista, no caso do posto de abastecimento, na lavagem e limpeza de automóveis, descargas sanitárias etc.


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Hoje o Grupo Zeppini apresenta ao mercado uma forma inovadora de comunicação na era da web 2.0. A partir de agora estão oficialmente implantados seus novos canais de comunicação com clientes, revendedores, fornecedores, profissionais do segmento e toda a sociedade.

O Grupo Zeppini agora dispõe de perfil no twitter, canal de vídeos no youtube e perfil com fotos no flickr. Todo este conteúdo será atualizado sempre, pela equipe de comunicação da Zeppini, e podem ser acessados de qualquer lugar de forma interativa e colaborativa por texto, foto e vídeo.

Além disso, os blogs já estão conectados com estas novidades, e irão noticiar as novidades da Zeppini também em inglês.

A utilização dessas ferramentas de Comunicação têm como objetivo facilitar a troca de informações sobre sustentabilidade, produtos, promover o treinamento e a capacitação à distância, ampliar o alcance e a divulgação do Grupo Zeppini, além de reunir uma grande rede de pessoas interessadas em temas relacionados ao mercado de combustíveis, soluções em construções sustentáveis, certificação LEED e energia alternativa, entre outros temas, o que a empresa classifica como um grande espaço multiplicador que permite ampliar o relacionamento com o público em geral.

Além de uma estratégia específica para cada empresa, o Grupo Zeppini também inaugura a Ambital, um espaço do Grupo Zeppini para falar sobre “meio ambiente coisa e tal”. Nesse espaço sera possível encontrar dicas para tornar seu negócio sustentável, divulgação das últimas iniciativas das empresas do Grupo Zeppini bem como de qualquer informação sobre sustentabilidade, novas atitudes que precisamos tomar para garantir o nosso futuro e também das novas gerações.

Os links para acessar o perfil do Twitter, Flickr, Youtube e o Blog corporativo estão disponíveis no site das nossas empresas:

Zeppini: www.zeppini.com.br
Fundição Estrela: www.fundicaoestrela.com.br
MotorZ: www.motorz.com.br
HydroZ: www.hydroz.com.br


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Em 2009, a Zeppini comemora 25 anos e apresenta novidades durante a ExpoPostos & Conveniência.

A empresa irá apresentar novos produtos e soluções, bem como propostas inovadoras de comunicação com seus clientes, fornecedores e distribuidores.

Venha conhecê-las em nosso estande: amanhã a partir das 16h com um coquetel.

Aos jornalistas, pedimos a gentileza de confirmarem a presença no e-mail Zeppini@grupozeppini.com.br ou pelo telefone (11)4393-3600

A feira acontece entre os dias 16 e 18 de setembro, no Expo Center Norte, Pavilhão Amarelo, das 13h às 21h.

Confira aqui um mapa das imediacoes e saiba como chegar ao Expo Center Norte.


Novo produto usado no tratamento de efluentes atende demandas de postos de serviço, oficinas, estacionamentos e garagens
Empresa apresenta a ZP1000 durante a Expo Postos 2009, em São Paulo

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A Zeppini, empresa líder do mercado nacional de equipamentos para postos de combustíveis, lança a ZP1000, caixa separadora de resíduos oleosos, para aplicação em postos de serviço, oficinas, estacionamentos e garagens que manipulam óleo, combustível ou graxa. O produto já está homologado pelos órgãos ambientais.
De construção compacta, a nova caixa separadora evita que resíduos oleosos sejam jogados diretamente na rede de esgotos, o que dificulta o tratamento e a separação do material que contamina galerias pluviais, rios, córregos e nascentes, com grandes benefícios ambientais.

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A ZP1000 funciona em três etapas: na primeira, a retenção de resíduos minerais pesados como areia e pedra, que não foram filtrados antes de entrar na caixa, depois o fluxo segue para um elemento coalescente, que agrupa o resíduo oleoso que ficam na superfície da água, e por último o óleo é direcionado por reservatórios internos até um ponto onde fica armazenado, antes de ser descartado conforme a legislação vigente.

Segundo Paulo Rogério Fernandez, diretor Executivo do Grupo Zeppini, “Com o lançamento desse novo produto a empresa passa a oferecer Caixas Separadoras com vazões de até 5.000 litros por hora. A combinação entre os modelos e demais acessórios disponíveis na linha de produtos, formam sistemas aptos para atender as mais diversas aplicações”, explica.
Além da ZP1000, a Zeppini dispõe de sistemas de tratamento de efluentes para demandas de até cinco mil litros/hora, disponível em toda a rede de representantes e distribuidores.

Todos os produtos da Zeppini estarão expostos na maior feira do segmento, a Expo Postos & Conveniência 2009, que será realizada entre os dias 16 e 18 de setembro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.
A nova Caixa Separadora foi desenvolvida para combater os problemas ambientais causados pelo despejo incorreto de água poluída misturada ao óleo diretamente no solo ou na rede de águas pluviais.


Veículos elétricos diminuirão consumo de combustíveis fósseis

Seminário no Rio de Janeiro debateu impactos positivos dos veículos elétricos, a questão do abastecimento desses veículos e a organização da distribuição de energia.

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Com o passar dos anos, a frota de veículos elétricos será a maior responsável pela diminuição no consumo de combstíveis fósseis, foi o alerta do 1º Seminário Brasileiro Veículos Elétricos e Rede Elétrica – VER-2009. Os resultados foram apresentados por Pietro Erber, diretor do INEE.

“A recarga dos VEs poderá ser feita no período da noite, sem utilizar o horário de ponta e sem sobrecarregar a rede. A estimativa do consumo médio de um VE é de 3MWh/ano. Isso corresponde ao consumo de um aparelho de ar condicionado”, afirma Pietro.

Os resultados do seminário respondem a uma pergunta interessante: com o aumento da quantidade de motos e automóveis elétricos, não haverá sobrecarga e excessivo consumo de eletricidade? Não. A resposta está baseada no conceito de Smart Grid, que avalia a distribuição de eletricidade: “A Smart Grid caracteriza-se por utilizar tecnologias recentes para controle de sistemas em tempo real, eficiência energética e gerenciamento da demanda, geração renovável, solar ou eólica, em pequena escala, sensores, controladores e atuadores de última geração, armazenamento de energia e chaveamento eletrônico, tarifas inteligentes, uso otimizado, menores investimentos em longo prazo, redução de emissões, menor impacto ambiental”, disse Cyro Boccuzzi, presidente da ECOEE.

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Os especialistas também alertaram que a geração de energia alternativa, seja solar ou eólica, deve estar conectada com as redes tradicionais para possibilitar o crescimento desta nova demanda, formando uma rede inteligente de geração e distribuição, como já acontece em alguns países da Europa. Os postos de serviço, como parte importante dessa nova organização, também devem participar e fornecer energia eólica, tanto das concessionárias de energia, quanto de fontes limpas e oferecê-las aos clientes como já é feito no caso dos combustíveis de origem fóssil (GNV, diesel e gasolina) e vegetal, no caso do álcool.

Governo tem dever de incentivar

Porém, o crescimento exponencial da frota de veículos também depende de incentivos do governo. Esta foi a avaliação de Ângelo Vian, presidente da ABCE. Que comentou sobre a falta de ação do poder público com relação ao veículo elétrico.

Na opinião de especialistas, iniciativas como a criação de pontos públicos de recarga, oferta de energia elétrica em locais específicos para recarga, faixas exclusivas ou mesmo incentivos tributários para a compra de veículos, poderão promover tanto o desenvolvimento deste mercado quanto o desenvolvimento de técnicas mais eficientes de funcionamento, consumo de eletricidade e armazenamento de energia.


Há 40 anos era descoberta primeira reserva marítima de Petróleo em Sergipe.

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Houve um tempo em que quase todo o petróleo consumido no Brasil era importado. Com as diversas crises do Petróleo que sacudiram a economia nos anos de 1973, 1979, 1981 e assim sucessivamente, o preço da gasolina disparou e os brasileiros ficaram reféns das circunstâncias. O sonho de Vargas, que queria um Brasil líder ou pelo menos em posição de destaque no setor de energia, parecia muito distante.

A descoberta de novas reservas, portanto, ajudou o Brasil a passar da situação de comprador de terceiro mundo, para exportador de petróleo. Com a descoberta da chamada área do pré-sal, as reservas brasileiras estão estimadas em 14 bilhões de barris. Somente na área de Tupi, a empresa estima reservas entre cinco e oito bilhões de barris de petróleo. A primeira reserva no mar do Brasil foi descoberta há 40 anos, em Guaricema (Sergipe).

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Plataforma de Guaricema: quase 40 anos depois da descoberta

A partir de 2012, o Brasil também será autossuficiente na produção de derivados de petróleo, que hoje são todos importados. A matéria prima do ouro negro é enviada a outros países para produção de solventes, tintas, bases, combustíveis, plásticos e outros produtos.

Em 1969, a extração de petróleo era de 172 mil barris por dia. Hoje são retirados cerca de 1,95 milhão de barris por dia. O grande salto foi a descoberta da Bacia de Campos, em 1974 e em 1977 começava a produção. Na época, uma matéria da revista Veja destacou que a autossuficiente ainda estava distante. E estava mesmo. Nos anos 1980 vieram duas novas descobertas, com as reservas de Marlim e Roncador.

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Plataformas em alto mar ajudaram a desenvolver tecnologia de extração

Para melhorar ainda mais a produção, e também o refino, a Petrobrás tem anunciado constantes investimentos em tecnologia. Em 1969 a empresa investiu US$1,2 bilhão e em 2009 estão previstos US$ 28 bilhões. Ainda assim, boa parte desse recurso se deve a investimentos em novas fontes de energia como eletricidade obtida pela luz solar, pelos ventos e a empresa também tenha investido em combustíveis limpos.

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Getúlio Vargas e Lula: o mesmo gesto

Com o desenvolvimento de técnicas para extração e refino, o Brasil se torna referência em produção de petróleo no século XXI, com grandes riquezas naturais e meios para transformar as reservas em vantagens para a economia com a produção de combustíveis e seus derivados.

Quem se lembra dos postos fechados?

“Garanta o combustível do amanhã, respeite os 80”. Com essa simpática frase, cheia de conotações, o governo militar de Ernesto Geisel lançava o Plano Nacional de Racionamento de Combustíveis.

Como o Brasil comprava petróleo de outros países, a crise iniciada em 1973 fez o preço do combustível subir às alturas, e em 1976 o governo resolveu adotar medidas práticas para conter o consumo: os postos de combustível ficavam fechados entre as 18h de sexta-feira e as 6h da segunda-feira. Além disso, nas estradas, a velocidade máxima foi regulamentada a 80Km/h (onde se obtém a melhor média de consumo dos automóveis) e o preço dos pedágios subiu 50% nos finais de semana.

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postos fechados e falta de combustível nos EUA: o mesmo no Brasil

A frase da campanha era referência ao pensamento no futuro e nas novas gerações, nos 80Km/h das rodovias e também o respeito aos anos 1980.

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posto da BR na Rua Borges de Medeiros, no Rio de Janeiro, nos anos 1970: fechado nos finais de semana

O governo prometeu ainda incentivar o transporte coletivo. Com isso, o metrô recebeu mais recursos (em São Paulo a expansão mais forte da malha veio no final dos anos 1970), e a Prefeitura de São Paulo anunciou a compra, de uma só vez, de 192 novos ônibus elétricos, além de expandir a rede de cabos.

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trólebus e metrô em SP no final dos anos 1970

A medida ajudou a diminuir o consumo à força. Mas esse tempo passou, e em 1979 a campanha perdeu o apelo, enquanto o Brasil crescia e se tornava detentor de grandes reservas de petróleo.


O consumo nacional de etanol cresceu 17,7% no primeiro semestre deste ano, atingindo o consumo de 10,7 bilhões de litros, contra 9,1 bilhões de litros dos primeiros seis meses de 2008. Isso mostra, segundo o superintendente de Abastecimento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), Edson Silva, que o álcool combustível vai se firmando cada vez mais como o principal combustível para carros de passeio do país. Em todo o país, circulam mais de dois milhões de automóveis com motor flexível.

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Os números também indicam muito mais do que simplesmente o aumento no consumo. Hoje, cerca de 70% dos automóveis novos vendidos no país usam a tecnologia flex fuel, e em toda a região sudeste, sul e centro oeste, abastecer com o etanol é mais vantajoso em relação a gasolina.

A elevação no consumo do etanol mostra também que o consumidor busca combustíveis alternativos e principalmente viáveis para abastecer seus veículos. O álcool tem maior poder de combustão, é mais eficiente do que a gasolina em sua queima e emite 92% de menos poluentes em relação a gasolina.


A Motor Z e os veículos alternativos já comercializados no Brasil são destaque do jornal da Globo, na série de matérias especiais “Conect”. A matéria, exibida na noite de 06 de agosto, mostra a inovação dos veículos elétricos, mais eficientes, limpos e que aos poucos estão ao alcance do consumidor.

Uma das soluções é a scooter elétrica, que tem grandes vantagens para o uso urbano em deslocamentos de curta e média distância. De fácil condução, são alimentadas por bateriais que geram energia para o motor elétrico, que fica dentro da roda.

Além da scooter elétrica Motor Z, a matéria destacou o mini-carro Reva i e como parte deste fenômeno dos transportes urbanos, a matéria também mostra com destaque o ônibus movido a hidrogênio, solução alternativa para o transporte de massa nas grandes cidades.

Veja na íntegra a matéria exibida no Jornal da Globo

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Ao comemorar seus 25 anos de fundação, a Zeppini participa da Expo Postos & Combustíveis 2009, entre os dias 16 e 18 de setembro, em São Paulo, no Expo Center Norte. A empresa irá mostrar novos produtos, e reforçar a utilidade e importância da linha ecológica, desenvolvida para evitar qualquer tipo de acidente ambiental, decorrente do uso e manipulação de combustíveis em postos de serviço.

O Departamento de Marketing da Zeppini prepara uma série de novidades para os seus clientes, distribuidores e representantes, instaladores e todo o público que visita o maior evento do setor no Brasil. “Desde o estande, a disposição dos produtos, as novidades e a comemoração dos nossos 25 anos, estarão orientados para o futuro, onde a Zeppini terá uma posição privilegiada. Hoje a linha ecológica por exemplo, é uma novidade ou uma “necessidade”, mas ela será realidade em pouco tempo nas instalações dos postos em todo o mundo”, afirma Solange Fernandez, gerente de Marketing da Zeppini.

Confira as novidades e empresas que participam da Expo Postos 2009 no site.


A iniciativa do Eletroposto no Rio de Janeiro ganhou destaque na mídia nacional. A revista Posto&Conveniência, um dos mais importantes veículos de comunicação do segmento, traz na sua última edição, uma matéria de capa sobre o “posto do futuro”.
A matéria, do jornalista Luiz Carlos Melo, detalha a tecnologia empregada no posto que foi inaugurado pela BR em junho.

A matéria foi veiculada na edição deste mês.

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