A legislação ambiental para os postos de serviço em todo o Brasil está mudando a mentalidade dos distribuidores, donos de postos e também do consumidor, preocupado com o combustível que abastece seu veículo.
A resolução 273 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), estabeleceu um novo patamar para a instalação dos postos.
Para o consultor Joseval Alves, que tem experiência de 40 anos no segmento, esse processo é irreversível; “Os donos de postos serão cada vez mais pressionados pelo próprio consumidor a oferecer qualidade sem qualquer risco de dano ao meio ambiente”, avalia.

Alves atuou 17 anos na Texaco, nas cidades de Campina Grande (PB), Fortaleza (CE) e Recife (PE). Depois trabalhou para as companhias Ipiranga e Shell, e foi presidente do Sindicombustíveis de Pernambuco, entre 2001 e 2007, justamente o tempo em que toda a cadeia de petróleo mudou sua concepção em termos de meio ambiente.
“Evoluímos, tanto entre os postos de grandes bandeiras, quanto nos postos de bandeira branca. E esse processo é irreversível. Não vamos conseguir voltar atrás na questão ambiental”, explica o consultor.

Para ele, a Zeppini tem grande importância nesse processo, devido ao seu histórico de quase 25 anos de tecnologia dedicada ao setor de equipamentos. “A Zeppini está no caminho certo, de atender as normais ambientais vigentes com atuação nacional”, disse.
A Abieps também tem papel fundamental, ao assessorar os profissionais instaladores e donos de postos ao oferecer subsídios para todo o setor de equipamentos para postos, e reunindo os principais fabricantes do setor, explicou.

Bahia e Pernambuco são os mais avançados, avalia o consultor

A Bahia, estado nordestino com maior participação no PIB nacional e que tem mil postos, é o mais avançado em termos de cumprimento das leis ambientais, segundo Joseval Alves. Em segundo lugar está o estado de Pernambuco, que tem uma situação delicada e a preocupação com o meio ambiente é constante. Na capital , Recife, muitos postos estão localizados em ruas abaixo do nível do mar, o que aumenta o risco de contaminação dos lencçóis freáticos. “Nesse ponto, o sindicato tem auxiliado na adequação ambiental destes postos”, explica o consultor. Pernbambuco tem hoje pouco mais de 800 postos de combustíveis.
O Rio Grande do Norte tem uma situação mais delicada, mas um horizonte positivo tendo em vista o empenho de diversos profissionais.

[photopress:DSC04079.JPG,full,pp_image]
imagem da sala interna do estande da Zeppini na Postos & Conveniência 2008

[photopress:DSC04080.JPG,full,pp_image]
visão externa do estande Zeppini: comunicação visual valoriza posicionamento global da marca

Deixe seu comentário